terça-feira, 29 de junho de 2010

Nos pênaltis, Paraguai bate Japão e avança às quartas de final


O Paraguai alcançou a melhor campanha de sua história na Copa do Mundo ao classificar-se às quartas de final, após bater o Japão nos pênaltis por 5 a 3 em um encontro sem muita inspiração no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. Após um empate sem gols nos 90 minutos e na prorrogação, os paraguaios foram mais eficazes na disputa de penalidades e, contando com a cobrança no travessão de Komano, colocam quatro sul-americanos nas quartas - a melhor participação sul-americana na história dos Mundiais.

Primeiro tempo
Como esperado, o jogo foi muito equilibrado e estudado no primeiro tempo. As duas equipes primaram na primeira fase pela defesa, esperando o erro do adversário para marcar nos contra-ataques, e assim poucas chances foram criadas.

O Paraguai tinha mais posse de bola, mas produzia pouco, e a principal chegada foi em linda girada de Lucas Barrios dentro da área, para chute bloqueado. O Japão chegava na velocidade e nas bolas paradas, com mais perigo. Em contra-golpe rápido, Matsui acertou um lindo chute no travessão, e mais tarde Honda teve grande chance, mas ao invés de passar para Okubo, livre pela esquerda, preferiu chutar à direita do gol de Villar.

Segundo tempo
Mais preocupadas em não sofrer gol do que em marcar, as duas equipes voltaram cautelosas para a segunda etapa, e a disputa no meio-campo se intensificou. As defesas levavam vantagem, ao ponto de Alcaraz, Da Silva, Nakazawa e Túlio Tanaka, duplas de zaga, serem os destaques do jogo.

Com o passar do tempo, os dois treinadores lançaram atacantes em suas equipes, mas os reservas pouco produziram e, com o fim do jogo próximo, a espera pela prorrogação ficou evidente.

Prorrogação e pênaltis
Entretanto, os trinta minutos extras pouco trouxeram de emoção à partida. Paraguaios e japoneses passaram a apostar mais nas bolas paradas, lançando a bola na área tanto em escanteios como também em faltas, mesmo mais à distância da área. Foram poucas as finalizações certas, e em 120 minutos o Paraguai acertou seis chutes à meta, e o Japão cinco.

Na disputa de pênaltis, o Paraguai mostrou eficiência ao acertar as cobranças com Barreto, Lucas Barrios, Riveros, Valdez e Cardozo. Endo, Hasebe e Honda anotaram para o Japão, mas o pênalti cobrado no travessão pelo lateral Komano fez os japoneses voltarem mais cedo para casa e os paraguaios comemorarem a classificação, sabendo que terão um grande desafio pela frente, sejam espanhóis ou portugueses os adversários das quartas de final.

""Paraguai 0 (5) x (3) 0 Japão""

29/06/10 - Loftus Versfeld (Oitavas de final)
Frank de Bleckeere (BEL)

Paraguai
Villar; Bonet, Da Silva, Alcaraz e Morel; Vera, Ortigoza (Barreto, 30’ST) e Riveros; Santa Cruz (Cardozo, 4’PT PR), Barrios e Benitez (Valdez, 15’ST).

Japão
Kawashima; Komano, Nakazawa, Túlio Tanaka e Nagatomo; Abe (Kengo Nakamura, 36’ST); Matsui (Okazaki, 20’ST), Hasebe, Endo e Okubo (Tamada, int PR); Honda

Amarelos: Riveros (P); Nagatomo, Matsui, Endo e Honda (J)

Um comentário:

Jogo Aberto disse...

opa, tem o meu blog SOBRE O FUTEBOL CARIOCA, EU MUDEI PARA:
www.blogfutebolbonito.blogspot.com

BLZ?