terça-feira, 1 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Sérvia

A primeira vez que a Sérvia entrou em campo como um país independente foi apenas no dia 16 de agosto de 2006, quando enfrentou a República Tcheca e venceu por 3 a 1. Mas os sérvios já fizeram parte de duas outras seleções, hoje desmembradas: Iugoslávia e Sérvia e Montenegro. Enquanto Iugoslávia e Sérvia e Montenegro usavam camisas azuis, a Sérvia adotou o vermelho como uniforme, além do apelido Beli Orlovi (Águias Brancas).

A primeira participou de nove edições da Copa do Mundo, entre 1930 e 2002, e foi duas vezes vice-campeã da Euro. Na Alemanha, já como Sérvia e Montenegro, o país acabou perdendo os três jogos do grupo e foi eliminado na primeira fase.

O time atual tem na defesa seu ponto forte, com o comando de Vidic: foi vazada apenas oito vezes em dez jogos. O time varia do 442 ao 4231, com Milijas e Stankovic responsáveis por toda a movimentação, e Jovanovic pela armação e até mesmo gols - foi o artilheiro da equipe nas eliminatórias, com cinco gols.

"Estamos emocionados por termos garantido a vaga para a África do Sul. Provamos que somos uma grande seleção. Estou certo de que daremos o nosso melhor e não vamos decepcionar os torcedores na Copa do Mundo", disse o atacante Nicola Zigic.

O caminho à África do Sul
Quando o sorteio da primeira fase das eliminatórias europeias foi realizado, muitos imaginavam que Áustria, Romênia e Sérvia brigariam pelo segundo lugar e que a França ficaria em primeiro. E, embora os bleus tenham vencido os sérvios por 2 a 1 em Saint-Denis, na segunda rodada, a seleção de Radomir Antic ganhou as cinco partidas seguintes e abriu quatro pontos na liderança do grupo.

A diferença foi mantida com o empate em um gol contra a própria França, o que deixou a Sérvia precisando apenas de uma vitória no penúltimo compromisso, contra a Romênia. O resultado veio e a vaga para a África do Sul foi carimbada sem tropeços, com um marcante 5 a 0 em Belgrado.

As estrelas
Considerado por muitos como um dos melhores zagueiros do mundo, Nemanja Vidic do Manchester United é uma fortaleza no coração da defesa sérvia. Forte na roubada de bola e no jogo aéreo, o sérvio de 28 anos foi eleito o melhor jogador da Premier League na temporada 2008/09. Já o dinâmico meia Dejan Stankovic joga pela seleção nacional desde 1998 e atualmente ostenta a faixa de capitão, enquanto Marko Pantelic e Milan Jovanovic são as ameaças no ataque.

O técnico
A carreira de jogador de Radomir Antic inclui uma impressionante série de oito anos pelo Partizan de Belgrado e passagens pelo futebol turco, espanhol e inglês. Mas foi como treinador que ele começou a ganhar verdadeiro destaque, tendo comandado Zaragoza, Real Madrid e Oviedo, até chegar ao Atlético de Madri, com o qual obteve a inesperada conquista do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei na temporada 1995/96, na primeira das suas três passagens pelo clube.

Já em 2008, quando foi contratado pela Sérvia, Antic estava parado havia quatro anos. Mas, mesmo depois de todo esse tempo, foi graças ao seu conhecimento tático e capacidade de tirar o máximo dos seus jogadores que os sérvios conquistaram a vaga para a África do Sul.

Participações anteriores
A próxima edição será a primeira vez que a Sérvia disputará a Copa do Mundo como um único país independente. O país participou de nove edições da competição como parte da Iugoslávia e esteve na Alemanha 2006 ainda como Sérvia e Montenegro.

Time-base
Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Subotic, Obradovic; Krasic, Milijas, Stankovic e Jovanovic; Zigic e Pantelic

Jogos
13/06 - 11h - Sérvia x Gana (Loftus Versfeld)
18/06 - 08h30 - Alemanha x Sérvia (Nelson Mandela Bay)
23/06 - 15h30 - Austrália x Sérvia (Mbombela)

Lista final de convocados

Goleiros

Vladimir Stojkovic (Wigan-ING)
Zeljko Brkic (Vojvodina Novi Sad)
Bojan Isailovic (Zaglebie Lubin)

Defensores
Branislav Ivanovic (Chelsea-ING)
Antonio Rukavina (Munich 1860-ALE)
Nemanja Vidic (Manchester United-ING)
Neven Subotic (Borussia Dortmund-ALE)
Aleksandar Lukovic (Udinese-ITA)
Ivan Obradovic (Zaragoza-ESP)
Aleksandar Kolarov (Lazio-ITA)

Meio-campistas
Dejan Stankovic (Inter-ITA)
Nenad Milijas (Wolverhampton-ING)
Milos Krasic (CSKA Moscow-RUS)
Milan Jovanovic (Standard Liege-BEL)
Milos Ninkovic (Dynamo Kiev-UCR)
Zdravko Kuzmanovic (Stuttgart-ALE)
Zoran Tosic (Colônia-ALE)
Gojko Kacar (Hertha Berlim-ALE)
Radosav Petrovic (Partizan)

Atacantes
Nikola Zigic (Valencia-ESP)
Marko Pantelic (Ajax-HOL)
Danko Lazovic (Zenith St Petersburg-RUS)
Dragan Mrdja (Vojvodina Novi Sad)

Nenhum comentário: