sábado, 15 de maio de 2010

Estádios da Copa - Loftus Versfeld


Localizado na cidade de Pretória, capital administrativa da África do Sul, o Loftus Versfeld é um dos estádios mais antigos do continente: é palco de eventos esportivos desde 1903, quando foi inaugurado com arquibancadas de madeira para partidas de rugby e críquete, esportes tradicionais dos ingleses, que possuíam grande população na cidade. A primeira estrutura de concreto foi erguida em 1923, e acomodava duas mil pessoas. O nome é uma homenagem a Robert Owen Loftus Versfeld, responsável pela organização das primeiras competições esportivas em Pretória.

Desde 1948, o Loftus Versfeld já passou por diversas reformas. Passou a ser utilizado para partidas de futebol e é casa de um dos principais times de rugby do país, os Blue Bulls, além de sediar as partidas de futebol do Mamelodi Sundowns e do SuperSport United. O estádio está localizado no centro de Pretoria e tem capacidade atual para 50 mil pessoas, após as reformas que acrescentaram mais arquibancadas e cobertura nos quatro lados.

Além de ter sido sede da Copa do Mundo de Rugby de 95 e da Copa Africana de Nações de 96, foi um dos estádios utilizados na Copa das Confederações no ano passado, recebendo inclusive as vitórias brasileiras sobre Estados Unidos e Itália, na primeira fase.

Foi aqui que a seleção da África do Sul conquistou sua primeira vitória contra um time europeu: 1 a 0 sobre a Suécia, em 1999. E é aqui que os Bafana Bafana fazem seu segundo jogo na competição, contra o Uruguai. O estádio recebe cinco partidas da primeira fase e um jogo das oitavas de final.

Loftus Versfeld

Cidade: Pretória
Construção: 1903
Conclusão: 2008
Capacidade: 49.365

Jogos
13/06 – 11h - Grupo D – Sérvia x Gana
16/06 – 15h30 - Grupo A – África do Sul x Uruguai
19/06 – 15h30 - Grupo E – Camarões x Dinamarca
23/06 – 11h - Grupo C – Estados Unidos x Argélia
25/06 – 15h30 – Grupo H – Chile x Espanha
29/06 – 11h - Oitavas de final – 1ºF x 2ºE

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu também estou estudando jornalismo, é uma carreira que é muito bonita, eu gosto muito. O que eu gosto sobre esta carreira é fazer o que eu quero. Mas eu também sou um carpinteiro, carpinteiro do alma, no outro dia eu fabriquei um bebedouro para cachorro . Ficó ótimo.