sábado, 29 de maio de 2010

Príncipe ascendente

Com saída de Adriano do Fla, Diego Maurício desponta como possível substituto do Imperador

As oportunidades surgem diariamente na vida das pessoas – aproveitá-las ou não depende de cada um. A frase que tem jeito de provérbio ou Twitter de autoajuda cai muito bem no mundo do futebol, em que apenas dez minutos de jogo bem jogado podem significar crédito com o treinador, uma vaga no time titular ou mesmo um novo contrato. Para Diego Maurício, foi praticamente tudo isso ao mesmo tempo: fazendo bom uso de mais uma de tantas ausências de Adriano, saiu do banco para ser o destaque na vitória sobre o Grêmio Prudente e viu sua vida se transformar em apenas uma semana.

>>> Publicado no Olheiros

O atacante de 19 anos fez sua estreia no time profissional do Flamengo no último domingo, ao substituir Bruno Mezenga na partida contra o Grêmio Prudente. Demonstrando personalidade, sofreu um pênalti aos 45 minutos do segundo tempo, convertido por Vagner Love, garantindo a primeira vitória do time no Brasileirão e dando tranquilidade à torcida, ainda ressabiada pela eliminação na Libertadores.

Atuando ao lado de Love, mais centralizado, Diego até fugiu um pouco de sua característica habitual de finalizador, que tanto cartaz lhe conferiu através da bases – antes de ser chamado para o elenco profissional, era o vice-artilheiro do campeonato carioca de juniores, com 16 gols. Ele partiu para cima dos adversários, correu e driblou. Saiu de campo chorando, aplaudido pela família que foi em peso ao Maracanã.

“Vi minha mãe chorando, meu pai chorando. Quero dar muitas alegrias à torcida do Flamengo. Sem palavras para dizer como estou feliz”, disse após a partida. “Feliz em fazer a minha primeira partida como profissional e poder entra e ajuda o Flamengo a sair com a vitória!”, complementou depois no Twitter.

Rogério Lourenço elogiou o desempenho. “Ele é um diamante bruto, mas não adianta se empolgar e achar que é a solução”, ponderou, com a consciência de quem conhece o menino de longa data - o técnico trabalha com Diego Maurício nas bases desde 2006. Quando assumiu o juvenil do Fla, o atacante era pouco aproveitado e enfrentava um momento difícil, quase desistindo da carreira. Desde então, chances surgiram, os gols saíram e o “Negrão”, como chama o amigo Guilherme Camacho, chegou até a seleção sub 20, então ainda comandada por Lourenço.

A maior oportunidade se apresenta agora. Com a saída de Adriano para a Roma, Lourenço buscará o companheiro de ataque para Love. Como Denis Marques não é do agrado do treinador (e é imensamente perseguido pela torcida) e Bruno Mezenga, também jovem, não é unanimidade, Diego pode conseguir algo que Alan e Maicon fizeram no rival Fluminense: tirar proveito da falta de concorrência para se firmar, adquirindo experiência valiosa ao lado de um atacante com vivência internacional.

Não é necessário ter pressa, como já falou o próprio treinador, que sabe que ele ainda precisa evoluir. Diego Maurício tem contrato até 2012 e multa de 10 milhões de euros (o Fla tinha 90% dos direitos econômicos, mas a Traffic comprou uma porcentagem não revelada há pouco tempo). Por isso, pode ser lançado aos poucos, para se acostumar melhor com a grande pressão da torcida rubro-negra, que não se lembrará da boa atuação da estreia quando o menino falhar. Mas certamente não esquecerá que ele foi um garoto que aproveitou – e muito bem – a primeira oportunidade que teve com o manto da Nação.

Nenhum comentário: