segunda-feira, 3 de maio de 2010

Guia do Brasileirão 2010: parte 1

Confira como os clubes cariocas chegam à competição

Iniciamos nesta segunda, ainda nem bem passada a ressaca das decisões estaduais, a análise de como chegam os vinte clubes da elite nacional para a disputa do Brasileirão – apenas o terceiro, desde o início dos pontos corridos, com a presença dos 12 maiores clubes do país (cariocas, paulistas, mineiros e gaúchos). Até por isso, e pela pausa da Copa do Mundo, que modificará bastante o momento das equipes e os próprios elencos, a expectativa é de outro campeonato bastante equilibrado. Vamos então a primeira parte das apresentações, com os quatro clubes cariocas em destaque:

Botafogo

Posição em 2009: 15º
Estadual: campeão
Técnico: Joel Santana
Destaque: Loco Abreu
Time base: Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza, Lúcio Flávio e Somália; Herrera e Abreu
Aposta: Sul-Americana

O Botafogo viveu um conto de fadas no Estadual, saindo de última aposta ao título para conquistar o troféu de maneira indiscutível, vencendo os dois turnos. O responsável por isso foi Joel Santana, que pegou um elenco enxuto e carente de opções, após uma goleada de 6 a 0 para o Vasco, e transformou-o em um time coeso que baseia-se no contra ataque, na bola aérea para Loco Abreu e nas entradas do talismã Caio no segundo tempo. A defesa tem problemas que Jefferson, em grande fase, nem sempre consegue resolver, e com tantos atletas emprestados, é difícil prever qual será o time do final do ano. Joel tem poucas alternativas no jogo para mudar o banco além de Caio, e o sucesso no campeonato está diretamente ligado ao preço que a sequência de jogos irá cobrar dos jogadores, tanto física quanto tecnicamente.

Flamengo

Posição em 2009: campeão
Estadual: Vice
Técnico: Rogério Lourenço (interino)
Destaque: Vágner Love
Time base: Bruno; Leonardo Moura, Álvaro (David), Ronaldo Angelm e Juan; Maldonado, Willians, Toró e Vinícius Pacheco (Petkovic); Adriano e Vágner Love.
Aposta: Sul-Americana

O Fla inicia o campeonato com mais perguntas que respostas: se o Flamengo de 2009 arrancou para o título no segundo turno do Brasileirão graças a Petkovic e Adriano, os dois jogadores passam longe da fase vidida no ano passado: Pet, em eternas brigas com a diretoria, virou reserva e não joga bem quando entra; Adriano, às voltas com uma nova polêmica por semana, rende bem abaixo do esperado, se arrasta em campo e marcou apenas oito gols com bola rolando (foram cinco de pênalti). Vágner Love tem sido o destaque da equipe, mas sobram dúvidas: até quando os atacantes permanecerão no elenco; se Adriano vai finalmente voltar a se interessar pelo futebol; quem será o técnico, já que Rogério Lourenço é claramente um tapa buraco; se Léo Moura e Juan voltarão a render como rendiam nas últimas temporadas; e de que forma a campanha na Libertadores irá influenciar no espírito da equipe;

Fluminense

Posição em 2009: 16º
Estadual: 3º colocado
Técnico: Muricy Ramalho
Destaque: Fred
Time base: Rafael; Gum, Digão e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Everton, Darío Conca e Júlio César; Fred e Alan
Aposta: Sul-Americana

A incrível arrancada do segundo semestre de 2009 foi jogada no lixo pela diretoria, que demitiu Cuca por não ter chegado às finais do Estadual. Entretanto, o que parecia sinal de um Brasileirão temeroso pode se transformar em boa notícia com a chegada de Muricy Ramalho. Em seu primeiro emprego no Rio de Janeiro, Muricy terá de bater de frente com as diferentes metodologias de trabalho, especialmente com relação aos treinamentos. A tendência é não mexer muito na equipe, que já atuava no 3-5-2 com a velocidade de Mariano pela ala direita, semelhante ao melhor São Paulo comandado pelo técnico. Faltam reforços para a zaga, um ala esquerdo decente (ou ao menos, que Júlio César recupere a boa forma do Goiás) e um substituto à altura para Conca. Ah, e tudo depende de Fred estar em campo.

Vasco

Posição em 2009: campeão da Série B
Estadual: 4º colocado
Técnico: Gaúcho
Destaque: Carlos Alberto
Time base: Fernando Prass; Fagner (Élder Granja), Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Rafael Carioca, Léo Gago e Carlos Alberto; Philippe Coutinho (Dodô) e Élton
Aposta: Sul-Americana

Assim como o rival Flamengo, o Vasco também é uma incógnita: Gaúcho não parece ser capaz de resistir à menor sequência de maus resultados; Carlos Alberto, o líder do time, não consegue jogar mais de duas partidas seguidas por causa de contusões; e Dodô, após início acima das expectativas, caiu demais de produção. A receita parece ser tentar reentrosar o que restou do elenco da Série B: Ramon só precisa recuperar a forma para roubar a lateral esquerda de Márcio Careca, Fernando também sofre com contusões e Élton parece ser a única unanimidade. O meio campo tem bom suporte com Nilton, Rafael Carioca e Léo Gago, mas falta gente para armar as jogadas, já que Philippe Coutinho sai no meio do ano. A defesa também precisa de reforços e falta, principalmente, identidade à equipe, que precisou de vários jogos para se recuperar da derrota na final da Taça Guanabara. Fica a dúvida de como será a reação se os resultados na volta à Série A não vierem.

Nenhum comentário: