sexta-feira, 28 de maio de 2010

Apresentação das seleções - Nigéria

A expectativa em torno da Nigéria para a Copa de 2010 diminuiu, mas até pouco tempo atrás ela era considerada a seleção africana com mais chances de finalmente chegar entre as quatro melhores no Mundial. Apesar de ter somado apenas um ponto nos últimos cinco jogos que disputou nos Mundiais e de ter ficado de fora da Alemanha em 2006, o país mais populoso do continente parece ser um perigoso azarão que tem pouco a perder diante das melhores equipes do mundo.

Foi dessa forma que o país chegou aos Estados Unidos em 1994, quando goleou a futura semifinalista Bulgária por 3 a 0 no jogo de estreia, mas parou nas oitavas de final com a derrota de 2 a 1 sofrida diante da Itália. Foi nessa edição que os nomes de Sunday Oliseh, Victor Ikpeba, Jay-Jay Okocha e Finidi George viraram sinônimos da emergente geração do explosivo futebol africano. A medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta aumentaram a expectativa e em 1998 o início foi parecido, primeiro com o inesperado 3 a 2 para cima dos espanhóis e depois com uma nova vitória sobre a Bulgária, dessa vez pelo placar mínimo. Mas então veio a desanimadora eliminação com o 4 a 1 sofrido diante da Dinamarca.

Depois de uma classificação dura para a África do Sul e uma campanha razoável na Copa Africana de Nações, onde terminou em segundo lugar no grupo do futuro campeão Egito e caiu na semifinal diante de Gana, a Nigéria tem um grupo teoricamente fácil e a chance de chegar mais longe do que em 2002, quando decepcionou ao ser eliminada na primeira fase.

“Sabemos que teremos trabalho na Copa do Mundo. Temos pela frente equipes fortes como Argentina e jogadores como Messi. Será importante provar que podemos jogar contra os melhores”, disse Chinedu Obasi, revelação do Hoffenheim na temporada passada.

O caminho à África do Sul

O surpreendente empate sem gols contra Moçambique no primeiro jogo da última fase das eliminatórias africanas fez com que a Nigéria tivesse de perseguir a Tunísia desde o início. Os dois empates contra o adversário direto davam sinais de eliminação, mas, na última rodada, os moçambicanos acabaram vencendo a Tunísia pelo placar mínimo e a Nigéria bateu o Quênia por 3 a 2 depois de estar duas vezes atrás no placar. Obafemi Martins foi quem salvou os nigerianos. O atacante entrou no começo do segundo tempo para marcar o gol de empate aos 15 minutos e garantir a virada nove minutos antes do apito final, selando a passagem nigeriana para a Copa.

O técnico

Apesar de ter classificado a seleção para a Copa, Shaibu Amodu não resistiu no comando e foi demitido logo após o término da Copa das Nações Africanas 2010. Para o seu lugar, a Confederação Nigeriana trouxe o sueco Lars Lagerback, que comandou a Suécia em 2002 e 2006 ao lado de Tommy Soderberg.

As estrelas

A seleção nigeriana tem tudo para marcar muitos gols em solo sul-africano, já que conta com um veloz e dinâmico ataque com nomes como Obafemi Martins, Yakubu Aiyegbeni e Peter Odemwingie, sem contar os jovens Victor Obinna e Ikechukwu Uche e o veterano Nwankwo Kanu, que realizará sua última participação no torneio. Na retaguarda, com a organização de Obi Mikel no meio campo e a liderança do capitão Joseph Yobo no miolo de zaga, a Nigéria também vai dar trabalho.

Participações anteriores

O passeio de 3 a 0 aplicado sobre a Bulgária na estreia em 94 foi ainda mais memorável porque no decorrer da competição os europeus acabaram vencendo seleções como Grécia, Argentina, México e Alemanha.

Desde que o holandês Clemens Westerhof comandou a seleção de 1994 e mais tarde deixou o cargo, o país vem sendo comandado por técnicos de renome no futebol europeu, como Jo Bonfrere, Philippe Troussier, Bora Milutinovic e Berti Vogts. Entretanto, o sucesso nunca mais foi o mesmo.

A Nigéria possui uma rica história em outros torneios internacionais, tendo vencido a Copa do Mundo Sub-17 em 1985, 1993 e 2007, bem como as Olimpíadas de 1996, quando eliminou o Brasil na semifinal e venceu a Argentina na decisão.

Time-base

Enyeama; Apam, Yobo, Nwaneri, Echiéjilé; Olofinjana, Obi Mikel, Ajilore; Odemwingie, Yakubu e Martins.

Jogos

12/06 - 11h - Argentina x Nigéria (Ellis Park)
17h06 - 11h - Grécia x Nigéria (Free State)
22/06 - 15h30 - Nigéria x Coreia do Sul (Moses Mabhida)

Lista final de convocados


Goleiros
Vincent Enyeama (Hapoel Tel Aviv – ISR)
Dele Aiyenugba (Bnei Yehuda - ISR)
Austin Ejide (Hapoel Petah Tikva - ISR)

Defensores
Taye Taiwo (Marseille - FRA)
Elderson Echiejile (Rennes - FRA)
Chidi Odiah (CSKA Moscow - RUS)
Joseph Yobo (Everton - ING)
Daniel Shittu (Bolton Wanderers - ING)
Ayodele Adeleye (Sparta Rotterdam - HOL)
Rabiu Afolabi (SV Salzburg - AUT)

Meio-campistas
Kalu Uche (Almeria - ESP)
Dickson Etuhu (Fulham - ING)
Obi Mikel (Chelsea - ING)
Sani Kaita (Alaniya - RUS)
Haruna Lukman (Mônaco - FRA)
Youssuf Ayila (Dynamo Kiev - UCR)

Atacantes
Yakubu Aiyegbeni (Everton - ING)
Chinedu Obasi (Hoffenheim - ALE)
Nwankwo Kanu (Portsmouth - ING)
John Utaka (Portsmouth - ING)
Obafemi Martins (Wolfsburg - ALE)
Victor Obinna (Málaga - ESP)
Osaze Odemwingie (Lokomotiv Moscow - RUS)

Nenhum comentário: