sábado, 29 de maio de 2010

Apresentação das seleções - Grécia

Sob o comando do alemão Otto Rehhagel, a Grécia vem se superando a cada dia. Primeiro, veio o surpreendente título na Euro 2004. Agora, pela segunda vez na história, a seleção se classificou para a Copa. Por isso, os gregos têm razões de sobra para se sentirem orgulhosos.

Mesmo após terem ficado de fora de 2006 e de serem eliminados já na primeira fase da Euro 2008, quando defendiam o título do torneio, a federação manteve a confiança no trabalho do experiente técnico, que não decepcionou: conseguiu levar o país de volta a um Mundial depois de 16 anos de ausência.

Em um grupo que tem a Argentina como grande favorita, mas equilíbrio total nas outras três equipes, a Grécia pode sonhar em conseguir uma vaga para a fase seguinte, sempre embasada na sua forte defesa e no faro de gol de Gekas, artilheiro das eliminatórias europeias com dez gols.

O caminho à África do Sul

As eliminatórias começaram da melhor maneira possível para os gregos, que ganharam os seus três primeiros jogos: dois triunfos por 3 a 0 contra Luxemburgo e Moldávia e uma vitória de 2 a 0 sobre a Letônia.

No entanto, os campeões europeus de 2004 sofreram o primeiro revés quando foram derrotados em casa pela Suíça, adversária direta, por 2 a 1. Apesar de terem se recuperado na sequência diante de Israel, com um empate em 1 a 1 no jogo de ida e uma vitória por 2 a 1 em casa, os gregos passaram por outra prova de fogo contra os suíços e voltaram a perder, dessa vez por 2 a 0.

A classificação direta ficou ainda mais distante quando a seleção empatou fora de casa com a Moldávia em 1 a 1, resultado que deixou a Suíça aumentar a vantagem na liderança do grupo e fez com que os gregos se encaminhassem para a repescagem.
O sorteio definiu que o rival seria a Ucrânia, seleção que havia levado a melhor sobre a Grécia nas eliminatórias para 2006. A disputa começou com um empate em 0 a 0 no jogo de ida em Atenas. Entretanto, na partida de volta, em Donetsk, a seleção grega conseguiu se impor pelo placar mínimo, com o gol decisivo marcado por Dimitrios Salpingidis.

As estrelas
Experiência é o que não faltará à Grécia na Copa do Mundo. A seleção contará com duas peças-chave: o zagueiro Sotirios Kyrgiakos, jogador que mais tempo atuou pela seleção nas eliminatórias, e o meio-campista Giorgios Karagounis, capitão do grupo. No ataque, estarão Theofanis Gekas e o experiente Angelos Charisteas.

O técnico
Aos 72 anos, Otto Rehhagel vai disputar a sua primeira Copa do Mundo e será o treinador mais velho da competição. Com uma trajetória de sucesso como técnico na Alemanha, hoje ele vive o auge da carreira no comando da seleção grega. O "Rei Otto", como é chamado, conseguiu levar a Grécia de volta à elite do futebol seis anos depois da conquista do único título europeu do país e 16 após a sua última participação em um Mundial.

Em 2001, Rehhagel assumiu o cargo quando a Grécia era considerada uma seleção secundária na Europa. Até aquele ano, o país só havia conseguido se classificar para um Mundial e para uma Euro. Três anos depois, ele conduziu os gregos ao posto mais alto do futebol europeu com a conquista do título continental em Portugal.

Participação anterior
Na África do Sul, os gregos com certeza tentarão apagar a fraca atuação que tiveram nos Estados Unidos em 1994. Naquele ano, voltaram para casa após serem goleados pela Argentina e pela Bulgária por 4 a 0, perderem da Nigéria por 2 a 0 e saírem da competição sem nenhum gol marcado.

Time-base
Tzorvas; Spiropoulos, Papastathopoulos, Kyrgiakos e Vyntra; Katsouranis, Karagounis, Tziolis e Samaras; Salpingidis; Gekas (Charisteas)

Jogos
12/06 - 08h30 - Coreia do Sul x Grécia (Nelson Mandela Bay)
17/06 - 11h - Grécia x Nigéria (Free State)
22/06 - 15h30 - Grécia x Argentina (Peter Mokaba)

Lista provisória de convocados

Goleiros

Alexandros Tzorvas - Panathinaikos
Kostas Chalkias - PAOK
Michalis Sifakis - Aris Salonika

Defensores
Giorgos Seitaridis – Panathinaikos
Loukas Vintra - Panathinaikos
Avraam Papadopoulos - Olympiacos
Stelios Malezas - PAOK
Socrates Papastathopoulos - Genoa (ITA)
Vangelis Moras - Bologna (ITA)
Sotirios Kyrgiakos - Liverpool (ING)
Vasilis Torosidis - Olympiacos
Nikos Spiropoulos - Panathinaikos
Giorgos Tzavellas - Panionios
Kostas Manolas - AEK
Giorgos Galitsios - Olympiacos
Stergos Marinos - Panathinaikos

Meiocampistas
Kostas Katsouranis - Panathinaikos
Giorgos Karagounis - Panathinaikos
Alexandros Tziolis - Siena (ITA)
Sotiris Ninis - Panathinaikos
Christos Patsatzoglou - Omonia
Grigoris Makos AEK
Sakis Prittas - Aris Salonika
Lazaros Christodoulopoulos - Panathinaikos

Atacantes
Dimitris Salpigidis - Panathinaikos
Kostas Mitroglou - Olympiacos
Pantelis Kapetanos - Steaua Bucareste (ROM)
Theofanis Gekas - Bayer Leverkusen (ALE)
Giorgios Samaras Celtic (ESC)
Angelos Charisteas – Nuremberg (ALE)

Nenhum comentário: