domingo, 30 de maio de 2010

Apresentação das seleções - Argélia


Foi preciso esperar 24 anos para rever a Argélia na Copa do Mundo. Desde a participação no México em 1986, o país brilhou na conquista da Copa das Nações Africanas em 1990 e enfrentou então um longo e complicado período de renovação antes de iniciar a volta por cima. Hoje, a seleção se apresenta novamente como uma das forças do futebol mundial e tem a ambição de transformar 2010 em um momento histórico para a nação.

O caminho à África do Sul
Até bater o Egito por 1 a 0 no histórico jogo-desempate do dia 18 de novembro, em Cartum, no Sudão, a Argélia havia mostrado grande irregularidade nas eliminatórias africanas. Embora tenha vencido todas as seis partidas em casa na segunda e na terceira fases, a seleção teve desempenho bem inferior longe dos seus domínios, acumulando três derrotas, dois empates e apenas uma vitória.

Os altos e baixos por pouco não comprometeram o sonho do país, que superou a segunda fase com apenas um ponto a mais que Gâmbia e Senegal. Na sequência, deixou para trás Zâmbia e Ruanda e terminou empatado em todos os critérios com o Egito, precisando do jogo extra em campo neutro para enfim assegurar a vaga.

A classificação foi efusivamente comemorada pelos fanáticos torcedores, especialmente após as fraquíssimas campanhas das eliminatórias de 2002 e 2006, em que quase terminaram na lanterna de seus grupos. “A classificação fez com que o país retornasse com força ao cenário mundial. É uma felicidade incrível e uma honra ser um dos responsáveis por isso. Fico emocionado ao ver a alegria que demos ao nosso povo. É um ótimo exemplo para a juventude do país", disse o técnico Rabah Saâdane.

As estrelas
Autor do gol da classificação, Antar Yahia é um dos pilares da defesa argelina. Ele compõe o setor com Madjid Bougherra, Nadir Belhadj, de experiência no futebol inglês e com o goleiro Lounes Gaouaoui, que tem realizado disputa interessante pelo posto de titular com Fawzi Chaouchi. Mas é certamente no meio-campo que estão os maiores destaques da seleção. Além do capitão Yazid Mansouri, conhecido como implacável marcador, Karim Ziani participa ativamente da criação e da chegada no ataque. Mourad Meghni, da Lazio, é a grande ausência, machucado.

O técnico
Depois de uma modesta carreira como jogador na Argélia e na França, Rabah Saâdane logo se tornou treinador e teve como primeiro cargo a direção das categorias de base do país. Mais tarde, ele participou da comissão técnica que classificou a seleção principal para a Copa de 1982. Já em 1986, Saâdane chegou ao México como treinador, mas acabou pagando um preço alto pelo fraco desempenho dos argelinos.

Nos anos que se seguiram, voltou ao comando em três ocasiões, em 1999, entre 2003 e 2004 e, finalmente, em 2007, seguindo na função até o momento. Nos clubes que dirigiu, destacou-se pela conquista da Liga dos Campeões da África com o Raja Casablanca, em 1989, e da Liga dos Campões Árabes com o Sétif, em 2007.

Participações anteriores
A participação na África do Sul será apenas a terceira na história da Argélia. No entanto, a seleção nunca conseguiu superar a primeira fase. Em 1982, obteve vitórias históricas sobre a Alemanha Ocidental por 2 a 1 e sobre o Chile por 3 a 2, mas a derrota de 2 a 0 para a Áustria acabou tirando as chances de classificação nos critérios de desempate. Quatro anos mais tarde, a campanha foi pior, com um empate em 1 a 1 com a Irlanda do Norte e derrotas para o Brasil por 1 a 0 e para a Espanha por 3 a 0.

Time-base
Chaouchi; Bougherra, Yahia, Halliche, Belhadj; Mansouri, Yebda, Guedioura, Ziani; Saifi, Ghezzal.

Jogos
13/06 - 08h30 - Argélia x Eslovênia (Peter Mokaba)
18/06 - 15h30 - Inglaterra x Argélia (Green Point)
23/06 - 11h - Estados Unidos x Argélia (Loftus Versfeld)

Lista provisória de convocados

Goleiros

Lounes Gaouaoui (ASO Chlef)
Faouzi Chaouchi (Entente Setif)
Mohamed Lamine Zemmamouche (MC Alger)
M'bohi Rais Ouheb (Slavia Sofia-Bul)

Defensores
Abdelkader Laifaoui (Entente Setif)
Madjid Bougherra (Rangers-Esc)
Carl Medjani (Ajaccio-Fra)
Rafik Halliche (Nacional Madeira-Por)
Anther Yahia (Bochum-Ale)
Habib Belaid (Boulogne-Fra
Nadir Belhadj (Portsmouth-Ing)
Djamel Mesbah (Lecce-Ita
Hocine Metref (ES Setif)
Mohamed Meftah (JS Kabylie)

Meiocampistas
Hassan Yebda (Portsmouth-Ing)
Medhi Lacen (Racing Santander-Esp)
Yazid Mansouri (Lorient-Fra)
Adlene Guedioura (Wolverhampton-Ing)
Riad Boudebouz (Sochaux-Fra)
Djamel Abdoun (Nantes-Fra)
Fouad Kadir (Valenciennes-Fra)
Karim Ziani (Wolfsburg-Ale)
Karim Matmour (Borussia Moenchengladbach-Ale)
Lazhar Hadj Aissa (ES Setif)
Khaled Lemmouchia (ES Setif)

Atacantes
Abdelkader Ghezzal (Siena-Ita)
Rafik Djebbour (AEK Athens-Gre)
Rafik Saifi (Istres-France)
Amri Chadli (Kaiserslautern-Ale)

Nenhum comentário: