segunda-feira, 31 de maio de 2010

Apresentação das seleções - Eslovênia

Com uma população de apenas dois milhões de pessoas, a pequena Eslovênia teve que brigar com adversários muito maiores para assegurar uma vaga na Copa do Mundo. Quando se leva em conta que a equipe superou Polônia, República Tcheca e, para completar, Rússia (com seus 142 milhões de habitantes) e conquistou um lugar na África do Sul, o feito se transforma quase em um milagre.

A participação no torneio de 2010 será apenas a segunda do jovem futebol esloveno na história do maior evento do planeta, mas a seleção está determinada a levar adiante a dura batalha contra o improvável e surpreender mais uma vez no momento em que estiver diante dos melhores do mundo.

O caminho à África do Sul
Quando as chaves das eliminatórias europeias foram sorteadas, muitos previram que o Grupo 3 seria dominado por República Tcheca e Polônia, duas seleções que haviam se classificado tanto para a Alemanha em 2006 como para a Euro 2008. Mas, com o passar dos jogos, as favoritas acabaram virando meras coadjuvantes da arrebatadora disputa entre a dupla Eslovênia e Eslováquia.

O sucesso esloveno se baseou em uma defesa que foi indiscutivelmente a melhor de toda a zona europeia. É verdade que nas estatísticas a Holanda aparece com um número menor de gols sofridos, mas a seleção de Bert van Marwijck disputou dois jogos a menos do que a Eslovênia, que só foi vazada quatro vezes em dez jogos na fase de grupos. Além disso, a surpreendente equipe do técnico Matjaz Kek só viu a liderança e a consequente vaga direta escaparem na última rodada, quando a mesma Eslováquia que os eslovenos tinham batido tanto em casa quanto fora conquistou uma inesperada vitória por 1 a 0 contra a Polônia no campo adversário.

Apesar da impressionante força demonstrada pela Eslovênia, era evidente a satisfação da Rússia com a definição da repescagem. O atacante Alexander Kerzhakov, por exemplo, estava entre os que descreveram o sorteio como "favorável" à seleção de Guus Hiddink. Mas eles estavam enganados. No primeiro jogo, em Moscou, tudo parecia correr conforme o roteiro esperado quando a Rússia abriu dois gols de vantagem, mas os visitantes se recusaram a esmorecer e apimentaram a partida de volta com o gol de Nejc Pecnik, diminuindo o placar a apenas dois minutos do fim. Com o palco montado e os ingredientes de um grande confronto à mão, a Eslovênia se superou com uma atuação memorável em Mirabor, onde o gol solitário de Zlatko Dedic provocou uma das maiores zebras dos últimos anos em eliminatórias.

As estrelas
O elenco da Eslovênia não é o melhor lugar para se procurar por grandes astros do futebol. Mas, embora o sucesso da seleção tenha sido construído na força do grupo e no espírito coletivo, o técnico Kek não pode reclamar da falta de talentos individuais. Sem dúvida, o mais conhecido deles é o atacante do Colônia, Milivoje Novakovic, que fez cinco gols nas eliminatórias e que, aos 30 anos, se aproxima da Copa no auge da forma. O goleador, nascido na capital Ljubljana, é uma das três peças que compõem a espinha dorsal da Eslovênia. Ele, o goleiro Samir Handanovic e o talentoso meia e capitão Robert Koren formam o triunvirato da seleção.

“Para um país pequeno como o nosso, a classificação para a Copa do Mundo é uma conquista incrível. Antes do início das eliminatórias, ninguém dava nada por essa jovem seleção. Mas agora os jogadores e todo o país estão orgulhosos do nosso sucesso. Queremos mostrar que, sendo um país pequeno como somos, podemos competir com os melhores”, disse um empolgado Novakovic.

O técnico
Conhecido mais pela capacidade de liderança do que por algum grande talento natural, Matjaz Kek já havia passado dos 30 anos quando venceu o seu primeiro e único jogo pela seleção da Eslovênia, em 1992. Foi no Maribor, clube pelo qual conquistou três títulos consecutivos já nos últimos anos da carreira como jogador, que ele teve a primeira chance como técnico, em 2000.

Após um período de seis anos de relativo sucesso, Kek foi trabalhar na Federação Eslovena de Futebol, inicialmente como responsável pelas seleções sub-15 e sub-16. Em janeiro de 2007, porém, foi promovido a treinador da equipe principal e, desde então, superou todas as expectativas ao conduzir a modesta seleção de volta ao maior evento do futebol mundial. Como disse o próprio Kek após vencer o duelo com a Rússia: "A Eslovênia realizou um sonho."

Participação anterior
Tendo em vista que a Eslovênia só conquistou a independência da Iugoslávia em 1991, a história do futebol esloveno é menor do que a da maioria dos adversários na África do Sul 2010. Por outro lado, o país pode se orgulhar de ter se classificado para a Copa do Mundo já na segunda tentativa, quando a seleção comandada pelo técnico Srecko Katanec derrotou adversários como Suíça e, ironicamente, Iugoslávia, para garantir uma vaga em 2002.

Infelizmente, contudo, os estreantes não foram tão bem quanto esperavam. O astro do time, Zlatko Zahovic, foi mandado de volta para casa devido a uma briga com Katanec após a derrota no primeiro jogo, e a seleção acabou perdendo os outros dois compromissos da fase de grupos.

Time-base
Handanovic; Brecko, Suler, Cesar, Jokic; Radosavljevic, Koren, Birsa, Kirm; Dedic e Novakovic

Jogos
13/06 - 08h30 - Argélia x Eslovênia (Peter Mokaba)
18/06 - 11h - Eslovênia x Estados Unidos (Ellis Park)
23/06 - 11h - Eslovênia x Inglaterra (Nelson Mandela Bay)

Lista provisória de convocados

Goleiros
Samir Handanovic - Udinese (ITA)
Jasmin Handanovic - Mantova (ITA)
Aleksandr Seliga - Sparta Praga (RTC)

Defensores
Miso Brecko - Colônia (ALE)
Marko Suler - Gent (BEL)
Matej Mavric - Koblenz (ALE)
Bostjan Cesar - Grenoble (FRA)
Branko Ilic - Lokomotiv Moscow (RUS)
Bojan Jokic - Chievo (ITA)
Dejan Kelhar - Brugge (BEL)
Elvedin Dzinic - Maribor
Suad Filekovic - Maribor

Midfielders
Robert Koren - West Bromwich Albion (ING)
Rene Krhin - Inter (ITA)
Valter Birsa - Auxerre (FRA)
Aleksandr Radosavljevic - Larissa (GRE)
Andraz Kirm - Wisla Krakow (POL)
Andrej Komac - Maccabi Tel Aviv (ISR)
Mirnes Sisic - PAS Giannina (ITA)
Darjan Matic - Rapid Bucharest (BUL)
Dalibor Stevanovic - Vitesse (HOL)

Atacantes
Zlatko Dedic - Bochum (ALE)
Milivoje Novakovic - Colônia (ALE)
Zlatan Ljubijankic - Gent (BEL)
Tim Matavz - Groningen (HOL)
Nejc Pecnik - Nacional (POR)

Nenhum comentário: