sábado, 15 de maio de 2010

Conexão Alemanha-África do Sul

Revelação alemã, Choupo-Moting é convocado para a Copa pela seleção camaronesa

Publicado no Olheiros

A seleção alemã notabilizou-se na última década por aproveitar o alto índice de imigrantes no país e utilizar um número razoavelmente elevado de jogadores naturalizados ou possuidores de fortes laços com outras nações – casos de Asamoah e Neuville, vice-campeões mundiais em 2002, e Klose e Podolski, ataque da Copa de 2006 (e provavelmente de 2010) nascido na Polônia.

Na lista de Löw para a Copa da África do Sul, aliás, outros exemplos ratificam a tendência: Dennis Aogo (de ascendência nigeriana), Jerome Boateng (de pai ganês), Sami Khedira (pai tunisiano) e o brasileiro Cacau, que recebeu a cidadania alemã no ano passado.

Parte do sucesso recente das equipes de base da Nationalelf também se dá devido a essa miscigenação, com nomes como Marin, Özil (ambos também relacionados na pré-lista da Copa), Sukuta-Pasu, Semih Aydilek, Cihan Kaptan e Reinhold Yabo fazendo carreira nas seleções inferiores. Na próxima leva sub 19, aliás, alguns dos destaques são Fanol Perdedaj, de cidadania albanesa, Tarik Camdal, filho de turcos, e Shervin Radjabali-Fardi, que até já foi convocado para a equipe júnior do Irã.

Mas o caminho inverso também pode ser percorrido, e um exemplo disso é um dos mais promissores jovens do futebol alemão: revelação do Hamburgo (foi eleito o segundo melhor jogador sub 18 alemão em 2007), Eric Choupo-Moting fez uma boa temporada emprestado ao Nuremberg, apesar de o time bávaro estar ainda brigando contra o rebaixamento – disputa o playoff pela vaga remanescente na Bundesliga com o Augsburg, terceiro colocado na segunda divisão.

O jovem atacante de 21 anos, filho de camaroneses nascido em Hamburgo, foi figurinha recorrente nas seleções sub 19 e sub 21 da Alemanha desde 2007 (participou de três partidas nas Eliminatórias do atual Europeu Sub 21 e marcou dois gols). Só não disputou o Mundial Sub 20 do ano passado porque, durante a transferência para o Nuremberg, uma das exigências dos bávaros era de que ele não participasse do campeonato, se preparando para a temporada da Bundesliga.

Nesta temporada, Choupo-Moting atuou em 26 jogos, metade deles como titular, marcando cinco gols e sendo importantíssimo para duas das quatro vitórias do Nuremberg no segundo turno: foi o craque da vitória sobre o Bayer Leverkusen por 3 a 2, marcando duas vezes em três minutos, e anotou na vitória sobre o Mainz, que se provou fundamental na luta ponto a ponto com o Bochum, garantindo a sobrevida na Bundesliga.

Finalmente, nesta semana, após algumas sondagens e especulações, o que se imaginava acabou confirmado: Choupo-Moting foi incluído pelo técnico Paul Le Guen na lista prévia de 30 atletas camaroneses para a Copa de 2010. A expectativa, ao menos no momento, é que Eric acabe ficando de fora da lista definitiva de 23 convocados, dando mais tempo a ele para se decidir sobre qual camisa – a branca ou a verde – irá defender durante sua carreira.

Na Alemanha, não se chegou a deflagrar uma polêmica sobre o futuro do jovem, e o consenso é de que ele deve decidir o que for melhor para si, por mais que isso possa significar, no futuro, a perda de um craque. Perguntado sobre a convocação, o atacante mostrou personalidade: “antes de pensar nisso, a luta contra o rebaixamento é mais importante”.

E parece ser mesmo: nesta quinta, dois dias depois de ser convocado, Eric foi imprescindível para a vitória do Nuremberg por 1 a 0 na primeira partida do playoff do rebaixamento. Ele não foi o autor do gol nem deu o passe, mas demonstrou garra acima da média, criou diversas chances de perigo e sofreu um pênalti quando o placar ainda estava no zero – não convertido por Bunjaku. Se a disposição foi resultado da convocação não se sabe, mas certamente fez crescer a pulga atrás da orelha de Le Guen.

Um comentário:

Jogo Aberto disse...

Pelo que eu Li, deve ser um grande jogador!