quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estádios da Copa - Green Point


Um dos quatro novos estádios construídos especialmente para a Copa do Mundo, o novíssimo Green Point está situado em uma das áreas mais cobiçadas da Cidade do Cabo, no extremo sul da África do Sul. Construído em um antigo campo de golfe, está a poucos metros do mar e ao mesmo tempo próximo da cidade, com as montanhas de Signal Hill ao fundo fazendo deste um dos estádios de visão mais privilegiada da natureza na história dos Mundiais.

O estádio foi construído sob o novo modelo de engenharia de arenas esportivas, inaugurado pelo Allianz Arena, de Munique: além da cobertura das arquibancadas, uma enorme estrutura que circunda todo o complexo, servindo de complemento arquitetônico e também de isolamento acústico. Com capacidade para 70 mil pessoas, o último lance de arquibancadas tem inspiração no Emirates Stadium, de Londres, e no Stade de France, em Paris, com formato ondulado. As cadeiras são azuis claras e brancas, lembrando o oceano e a proposta ambiental da arena, que tem sistema de reaproveitamento da água da chuva e otimização da utilização de luz natural.

A arena multiuso sediará também eventos de rugby e shows após a Copa. Com localização privilegiada, próximo aos principais meios de transporte (o calcanhar de Aquiles da África do Sul nesta Copa), o Green Point promete uma experiência futebolística única para os torcedores.

Durante a campanha para ser sede da Copa, o comitê sul-africano chegou a indicar o estádio Newlands, utilizado para rugby e um dos maiores do país, para receber o Mundial – mas, depois, decidiu-se por um novo complexo. Com isso, ganharam Ajax Cape Town e Santos, que terão um estádio novinho em folha para suas partidas do campeonato local.

O Green Point sediará cinco jogos da primeira fase, um das oitavas, um das quartas e uma semifinal. O Brasil joga aqui nas oitavas de final se passar em segundo do grupo, e na semifinal se avançar como campeão.

Green Point

Cidade: Cidade do Cabo
Conclusão: 2010
Capacidade: 70.000

Jogos

11/06 – 15h30 - Grupo A – Uruguai x França
14/06 – 15h30 - Grupo F – Itália x Paraguai
18/06 – 15h30 - Grupo C – Inglaterra x Argélia
21/06 – 11h30 - Grupo G – Portugal x Coreia do Norte
24/06 – 15h30 - Grupo E – Camarões x Holanda
29/06 – 15h30 - Oitavas de final – 1ºH x 2ºG
03/07 – 11h00 – Quartas de final – V. 52 x V. 51
16/07 – 15h30 – Semifinal – V. 58 x V. 57

Nenhum comentário: