sábado, 29 de maio de 2010

Apresentação das seleções - Inglaterra

A chamada "geração de ouro" do futebol inglês fracassou na Euro 2004 e na Copa de 2006. Portanto, para alguns dos jogadores mais famosos do planeta, é possível que a África do Sul represente a última chance de conquistar a glória e o reconhecimento internacional.

A contratação de Fabio Capello parece ter trazido um vigor renovado para os astros da seleção inglesa, muitos dos quais têm algo a provar após atuações sem brilho em momentos importantes sob o comando de Sven-Goran Eriksson e Steve McClaren. O Mundial acontecerá durante o inverno sul-africano, em condições às quais os jogadores e o estilo de jogo da Inglaterra devem se adaptar bem.

Desta vez, portanto, será difícil encontrar desculpas se Wayne Rooney e companhia decepcionarem mais uma vez. Com uma primeira fase considerada fácil, o English Team tem os ingredientes ideais para ir longe

O caminho à África do Sul
Depois do fiasco de ficar de fora da Euro 2008, a Inglaterra deu a volta por cima em grande estilo ao se classificar para a África do Sul. Os ingleses alcançaram nada menos do que nove vitórias em dez partidas no Grupo 6, marcando 34 gols – o melhor ataque das eliminatórias europeias. A única derrota aconteceu na Ucrânia, mas àquela altura a classificação já estava garantida.

As estrelas
Liderando a seleção tanto em termos de gols quanto de comprometimento, Wayne Rooney é a maior ameaça da Inglaterra no ataque: o ídolo do Manchester United balançou a rede nove vezes em nove de jogos. A dupla do meio-campo Frank Lampard e Steven Gerrard também contribuiu, marcando respectivamente quatro e três gols.

O desengonçado Peter Crouch aproveitou bem as oportunidades limitadas que teve e balançou as redes quatro vezes em quatro jogos, enquanto o companheiro de Tottenham Jermain Defoe mostrou seu talento com três gols em apenas 135 minutos em campo.

O técnico
Campeão italiano com o Milan, a Roma e a Juventus e bicampeão espanhol com o Real Madrid, o disciplinador Capello não perdeu tempo e instituiu uma ética de trabalho e um espírito de equipe renovados em um plantel inglês recheado de grandes astros e, dizem, de grandes egos também. A classificação para a África do Sul com duas rodadas de antecedência e uma única derrota nas eliminatórias foram demonstrações claras do impacto causado pelo treinador italiano em um período relativamente curto de tempo.

"Acho que colocamos as cartas na mesa, de certa forma. Desde que o novo técnico chegou, trabalhamos arduamente e a nossa confiança aumentou muito por conta da maneira como o time vem jogando", disse Lampard, numa mostra de como Capello devolveu a confiança ao English Team.

Participações anteriores
A primeira participação da Inglaterra na Copa aconteceu em 1950. De lá para cá, o país esteve presente em 11 edições do torneio. Campeões em 1966, quando sediaram o Mundial, os ingleses tiveram o seu melhor desempenho fora de casa na Itália, em 1990. Sob o comando de Sir Bobby Robson, a seleção que contava com nomes como Gary Lineker, Chris Waddle, Paul Gascoigne e David Platt alcançou as semifinais, mas perdeu nos pênaltis para a futura campeã Alemanha.

Números - A derrota por 1 a 0 na Ucrânia no dia 10 de outubro de 2009 marcou o fim de uma invencibilidade de dez partidas em eliminatórias. A série invicta teve início na vitória de 1 a 0 sobre a Áustria em Manchester, no dia 8 de outubro de 2005.

- O artilheiro da seleção inglesa nas eliminatórias, Wayne Rooney, representou a maior ameaça para as defesas adversárias entre os 27 e os 31 minutos do segundo tempo, marcando nada menos do que quatro gols nesse período.

Time base
Green; Glen Johnson, Ferdinand, Terry, Ashley Cole; Lennon, Barry, Lampard, Gerrard; Rooney, Heskey.



Jogos
12/06 – 15h30 – Inglaterra x Estados Unidos (Royal Bafokeng)
18/06 – 15h30 – Inglaterra x Argélia (Green Point)
23/06 – 11h – Eslovênia x Inglaterra (Nelson Mandela Bay)

Lista provisória de convocados

Goleiros

Joe Hart - Manchester City
David James - Portsmouth
Robert Green - West Ham United

Defensores
Leighton Baines - Everton
Jamie Carragher - Liverpool
Michael Dawson - Tottenham Hotspur
Rio Ferdinand - Manchester United
Glen Johnson - Liverpool
Ledley King - Tottenham Hotspur
Ashley Cole - Chelsea
John Terry - Chelsea
Matthew Upson - West Ham United
Stephen Warnock - Aston Villa

Meiocampistas
Gareth Barry - Manchester City
Michael Carrick - Manchester United
Joe Cole - Chelsea
Steven Gerrard - Liverpool
Tom Huddlestone - Tottenham Hotspur
Adam Johnson - Manchester City
Frank Lampard - Chelsea
Aaron Lennon - Tottenham Hotspur
James Milner - Aston Villa
Scott Parker - West Ham United
Theo Walcott - Arsenal
Shaun Wright-Phillips - Manchester City

Atacantes
Darren Bent - Sunderland
Peter Crouch - Tottenham Hotspur
Jermain Defoe - Tottenham Hotspur
Emile Heskey - Aston Villa
Wayne Rooney - Manchester United

Nenhum comentário: