sexta-feira, 21 de maio de 2010

Estádios da Copa - Peter Mokaba Stadium


Batizado em homenagem a um dos pilares da luta sul-africana contra o apartheid, o Peter Mokaba Stadium carrega um significado histórico muito grande para a África do Sul. Peter Mokaba nasceu e cresceu em Polokwane, e foi internacionalmente reconhecido por seu espírito de luta e sua liderança inspiradora.

O design da arena foi inspirado no Baobá, árvore típica e símbolo da região, com as arquibancadas pintadas nas cores da terra, das colinas que cercam as proximidades e do tronco das árvores. A estrutura de aço que sustenta a cobertura em cada um dos cantos do estádio possui ramificações que imitam os galhos do Baobá, e oferece rampas circulares de acesso em estilo parecido ao San Siro, em Milão.

Construído próximo ao antigo estádio de mesmo nome, o Peter Mokaba Stadium está localizado a aproximadamente cinco quilômetros do centro de Polokwane, e oferece capacidade para 45 mil espectadores. O projeto original previa capacidade maior e cobertura completa das arquibancadas - é, ao lado do Royal Bafokeng, o único que não possui cobertura em toda a arquibancada, quesito importante mas que não é exigência da Fifa.

Particularmente, este blogueiro considera o Peter Mokaba o estádio mais bonito do Mundial, com sua arquitetura bem equilibrada e limpa. Entretanto, sediará apenas quatro jogos da primeira fase, com destaque para a última partida da Argentina, contra a Grécia.

Peter Mokaba Stadium

Cidade: Polokwane
Conclusão: 2010
Capacidade: 45.264

Jogos

13/06 – 08h30 - Grupo C – Argélia x Eslovênia
17/06 – 15h30 - Grupo A – França x México
22/06 – 15h30 - Grupo B – Grécia x Argentina
24/06 – 11h - Grupo F – Paraguai x Nova Zelândia

Um comentário:

Anônimo disse...

bem os jogos vao ser legais mas os times uma bosta