sexta-feira, 28 de maio de 2010

Apresentação das seleções - Coreia do Sul





Seleção asiática mais assídua na Copa, a Coreia do Sul detém também o melhor histórico do continente na competição. Os guerreiros taeguk, como são chamados, esperam mais uma vez transferir o domínio na região ao nível internacional quando o pontapé inicial for dado na África do Sul.

Entretanto, a eliminação na primeira fase em 2006 pode ter mostrado que a semifinal de 2002 foi um daqueles eventos que não se repetem. O fato é que, para as potências asiáticas, a falta de outras seleções que apresentem resistência e a dificuldade de seus atletas se destacarem nas principais ligas europeias acaba por minar a possibilidade de sucesso nos Mundiais.

O caminho à África do Sul

Os sul-coreanos podem ter se classificado para a sua sétima edição consecutiva, mas a estrada desta vez acabou sendo mais tortuosa do que se esperava. Apesar de uma série de atuações apagadas na terceira fase, a seleção conseguiu vencer o grupo após dois empates sem gols com a Coreia do Norte.

Na etapa final, a vizinha provou ser uma verdadeira pedra no sapato, e as duas seleções ficaram no 1 a 1 em Xangai. A Coreia do Sul, porém, se recuperou com estilo, vencendo Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita antes de um empate crucial em 1 a 1 com o Irã em Teerã. A seleção então conseguiu enfim vencer o clássico coreano em casa, completando a missão com um triunfo por 2 a 0, como visitante, nos Emirados Árabes.

As estrelas


Após desempenhar um papel fundamental nas duas últimas participações da Coreia do Sul na Copa do Mundo, Park Ji-Sung assumiu a braçadeira de capitão. O versátil meia do Manchester United é indispensável para o time, com a sua habilidade para criar espaços e chances para os companheiros.

A frieza e a objetividade do atacante Park Chu-Young fazem dele a solução para os problemas na frente. O artilheiro do Monaco, no entanto, teve uma atuação abaixo do esperado na Alemanha e agora, aos 24 anos, está ansioso para se redimir com a camisa dez na sua segunda participação no torneio.

Os sul-coreanos vivem ainda a expectativa de saber se contarão ou não com o artilheiro Lee Dong-Gook, em recuperação de uma lesão nos tendões. Se a convocação for confirmada, Lee voltará a disputar uma Copa do Mundo da FIFA depois de 12 anos. Quando disputou o Mundial pela primeira vez, ele era considerado uma das maiores promessas da Coreia do Sul. Ainda adolescente, foi uma das surpresas do técnico Cha Bum Kun para a França 1998. Naquele torneio, Lee só entrou em campo no segundo tempo da derrota do seu país por 5 a 0 contra a Holanda.

O técnico

A chegada de Huh Jung-Moo, em dezembro de 2007, colocou um fim à era holandesa na Coreia, que se caracterizou pelos trabalhos de Guus Hiddink e Dick Advocaat. Após um início lento nas eliminatórias asiáticas, o ex-meio-campista da seleção calou os críticos ao classificar o país para a África do Sul com dois jogos de antecedência.

A Copa do Mundo da FIFA não é nenhuma novidade para Huh Jung-Moo. Além de ter marcado um gol contra a Itália no México em 1986, ele disputou as edições de1990 e 1994 como preparador físico e assistente técnico. Huh também já comandou a Coreia do Sul como treinador interino por duas vezes, além da seleção sub-23 no Torneio de Olímpico de Futebol de 2000 em Sydney. “Esse será o último capítulo da minha carreira no futebol. Colocarei todas as minhas energias para conquistar bons resultados na Copa”, disse um animado Huh Jung-Moo.

Participações anteriores

Ainda que tenha sido o primeiro país asiático a disputar a competição, em 1954, a Coreia do Sul levou mais de três décadas para reaparecer entre os grandes do futebol mundial, o que só ocorreu no México 1986. De lá para cá, os sul-coreanos se tornaram então figurinha carimbada no torneio, mas a primeira vitória só passou de sonho a realidade em 2002, quando os anfitriões estrearam vencendo a Polônia por 2 a 0, antes de baterem Portugal por 1 a 0 e avançarem às oitavas-de-final.

Na fase de mata-mata, eliminaram Itália e Espanha para chegarem às semifinais com uma ajudinha da arbitragem, até que perderam por 1 a 0 para a Alemanha. Quatro anos depois, a história foi bem diferente, com um fim prematuro ainda na fase de grupos.

Time-base

Lee Woon-Jae; Oh Beom-Seok, Lee Jung-Soo, Cho Yong-Hyung, Kim Dong-Jin; Kim Jung-Woo, Ki Sung-Yong, Park Ji-Sung, Lee Chung-Yong; Park Chu-Young, Lee Keun-Ho

Jogos

12/06 - 08h30 - Coreia do Sul x Grécia (Nelson Mandela Bay Stadium)
17/06 - 08h30 - Argentina x Coreia do Sul (Soccer City)
22/06 - 15h30 - Nigéria x Coreia do Sul (Moses Mabhida)

Lista provisória de convocados

Goleiros
Kim Young-Kwang (Ulsan)
Lee Woon-Jae (Suwon)
Jung Sung-Ryong (Seongnam)

Defensores
Kang Min-Soo (Suwon)
Kwak Tae-Hwi (Kyoto-JAP)
Kim Dong-Jin (Ulsan)
Kim Hyung-Il (Pohang Steelers)
Oh Beom-Seok (Ulsan)
Lee Young-Pyo (Al Hilal-ASA)
Lee Jung-Soo (Kashima Antlers-JAP)
Hwang Jae-Won (Pohang Steelers)
Cho Won-Hee (Suwon)
Cha Du-Ri (Freiburg-ALE)
Cho Yong-Hyung (Jeju United)

Meiocampistas
Koo Ja-Cheol (Jeju United)
Ki Sung-Yong (Celtic-ESC)
Kim Bo-Kyung (Oita Trinita-JAP)
Kim Nam-Il (Tom Tomsk-RUS)
Shin Hyung-Min (Pohang Steelers)
Kim Jae-Sung (Pohang Steelers)
Kim Jung-Woo (Gwangju)
Lee Chung-Yong (Bolton-ING)
Kim Chi-Woo (Seoul)
Park Ji-Sung (Manchester United-ING)

Atacantes
Park Chu-Young (Monaco-FRA)
Ahn Jung-Hwan (Dalian-CHI)
Lee Seung-Ryul (Seoul)
Yeom Ki-Hun (Suwon)
Lee Keun-Ho (Jubilo Iwata-JAP)
Lee Dong-Guk (Jeonbuk)

Nenhum comentário: