quinta-feira, 6 de maio de 2010

Guia do Brasileirão: parte 4

Veja como Atlético-PR, Avaí, Goiás e Vitória chegam à competição


Atlético-PR

Posição em 2009:
14º
Estadual: Vice-campeão
Técnico: Leandro Niehues
Destaque: Paulo Baier
Time base: Neto; Manoel, Rodolpho e Chico; Lisa (Wagner Diniz), Valencia, Alan Bahia, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Bruno Mineiro (Javier Toledo) e Alex Mineiro
Aposta: Rebaixamento

Permanecer na elite será satisfatório e fundamental para o Atlético-PR em 2010. Após duas temporadas lutando contra o descenso, o Furacão chega ao Brasileiro um pouco mais enfraquecido, especialmente em virtude dos esforços para conclusão do estádio. Paulo Baier, “dono” do time, já pediu reforços. O técnico Leandro Niehues, em sua primeira experiência no nacional, disse que o clube procura nomes de peso, mas a situação financeira não permite milagres – o fato de ele ser o treinador apenas ratifica esta constatação. Quando nomes questionáveis como Tartá, Wagner Diniz e Fransérgio são as opções, o momento é de preocupação.

Avaí

Posição em 2009:

Estadual: campeão
Técnico: Péricles Chamusca
Destaque: Vandinho
Time base: Zé Carlos; Emerson Nunes, Rafael e Emerson; Patric, Marcinho Guerreiro, Batista, Caio e Uendel; Vandinho e Leonardo
Aposta: Sul-Americana

Melhorar uma posição em relação a 2009 na classificação do Brasileiro. Este é o objetivo do Avaí, que quer mostrar que a boa campanha do ano passado não foi mero acaso. Repetir o feito será mais trabalhoso, primeiro pela perda do fator surpresa de recém-promovido, e depois pela saída de jogadores importantíssimos, como Léo Gago, Marquinhos e Muriqui. Alguns reforços já chegaram, mas apenas para compor elenco. A esperança é nos avanços do ala direito Patric, ex-seleção brasileira sub 20, e na entrosada dupla de ataque Vandinho e Leonardo. Entretanto, apesar do bom trabalho de Chamusca, serão necessárias algumas rodadas para se avaliar a real força do Leão, já que o nível do Catarinense não é dos melhores e, na Copa do Brasil, primeiro desafio do ano, acabou eliminado nas oitavas.

Goiás

Posição em 2009:
Estadual:
Técnico: Emerson Leão
Destaque: Rafael Moura
Time base: Harlei; Douglas, Rafael Toloi, Ernando e Jadílson; Túlio, Rithely, Romerito e Carlinhos Paraíba; Felipe e Rafael Moura
Aposta: Rebaixamento

O clima é turbulento no Serra Dourada: o Goiás fez a pior campanha de sua história recente no estadual, foi eliminado antes do planejado na Copa do Brasil e acaba de perder Fernandão para o São Paulo – ainda que, para boa parte da torcida, esta seja uma boa notícia, já que o atacante foi considerado o principal responsável pelas turbulências enfrentadas pelo clube. O problema é que quem chega para comandar o esmeraldino no Brasileirão não é um dos treinadores mais calmos do mercado: Emerson Leão. Se ele não repetir a estratégia (pouco eficaz) de trombar de frente com os principais jogadores e recuperar jogadores como Rafael Moura e Deyvid Sacconi, poderá fazer um bom trabalho. Mas o Goiás nunca pareceu tão perto de uma campanha decepcionante.

Vitória

Posição em 2009:
11º
Estadual: campeão
Técnico: Ricardo Silva
Destaque: Ramon
Time base: Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Reniê e Egídio; Vanderson, Elkeson, Renato e Ramon; Neto Berola e Junior (Schwenck)
Aposta: Sul-Americana

Comparando com os últimos estaduais, o Vitória parece ter perdido força, afinal em 2010 a conquista foi mais sofrida. Além disso, a equipe depende demais dos experientes Viáfara e Ramon, tendo neles suas principais referências. Não significa que o time não possa surpreender como fez no primeiro turno de 2008, da mesma forma que o treinador Ricardo Silva, que ainda busca reconhecimento no cenário nacional. O trunfo é o Barradão, onde não sofreu gols na Copa do Brasil. A competição, aliás, mostra o quão instável pode ser a equipe: goleou o Corinthians de Alagoas na primeira fase por 4 a 0, mas perdeu o jogo de ida por 3 a 1. Semifinalista, dará atenção menor ao Brasileirão ao menos nas duas primeiras rodadas, mas deverá ter ao menos um início bom, dado o entrosamento da equipe.

Nenhum comentário: