terça-feira, 18 de maio de 2010

Euro 2016 deverá ser na França

Relatório da UEFA elogia candidatura francesa; divulgação do vencedor sai no dia 28

A Euro 2016 deverá ser realizada na França. Ao menos é o que o relatório analítico das candidaturas divulgado nesta semana pela UEFA dá a entender. Os franceses surgiram como favoritos para sediar o evento pela terceira vez (foram anfitriões em 1960, na edição inaugural, e em 1984), à frente de Turquia e Itália, que apresentaram mais riscos na visão do comitê avaliador da entidade.

O relatório analisou os cadernos de encargos entregues em fevereiro, que correspondem a mais de 100 critérios técnicos examinados, incluindo estádios, hospedagem, infraestrutura, transportes, impostos e outras questões legais. Em abril, os dirigentes da UEFA visitaram os países candidatos para inspecionar seus planos mais detalhadamente.

Com apenas 10 dias até o anúncio do vencedor, em 28 de maio, a França aparece como favorita disparada. A UEFA considerou o plano de 12 estádios do país "atraente e muito bem distribuído por toda a França", avaliando o desenvolvimento de um legado "muito bom a longo prazo", que inclui o aumento dos aproveitamento dos espaços propostos.

A proposta francesa é a que apresenta menos novidades em relação a estádios, mas ainda assim prevê 2,1 bilhões de dólares a serem gastos em sete grandes obras de renovação e quatro novos projetos de construção.

Perante os graves problemas de organização para a Euro 2012, a UEFA estendeu-se no relatório sobre a importância de garantias de financiamento dos projetos, afirmando que "a confirmação da sede dependerá em grande parte do nível de garantia que será dado ao financiamento das obras".

Turquia à frente da Itália

Surpreendentemente, a candidatura turca foi mais bem avaliada que a italiana pela entidade. A Itália propõe oito reformas em estádios existentes, três novas construções e o Estádio Olímpico permanecendo como está. O investimento menor (919 milhões de dólares) foi criticado pela UEFA, que considerou a proposta uma falta de visão do país sobre um legado a ser oferecido.

A entidade considerou existir também uma falta de motivação para sediar o torneio, além de destacar que apenas 12 dos 78 hotéis propostos eram cinco estrelas, e algumas das acomodações quatro estrelas não cumpriam as normas exigidas. Finalmente, o relatório observou que a Itália estava propondo preços exorbitantes de ingressos, muito maiores do que os praticados na Euro 2008 e muitas vezes até mais altos que os da Copa de 2010. "A receita estimada da venda de ingressos é irreal", disse no relatório.

Apesar de considerar a candidatura turca muito interessante, a UEFA afirmou em seu relatório que há um alto risco envolvido no fato de que sete das nove arenas propostas seriam construídas do zero. O país investiria 1,2 bilhão de dólares em infraestrutura de estádios, e ainda teria que gastar muito em transporte e acomodações

Apesar de favorita, a candidatura da França encontra muita resistência dentro do próprio país, pois muitos consideram desnecessário investir em um novo evento esportivo de grande porte após a Copa de 98. Além disso, correntes políticas do futebol europeu garantem que há muita pressão nos bastidores para que a França, seja escolhida por ser o berço do presidente da Uefa, Michel Platini.

As sedes propostas pela França para 2016 são: Saint-Denis, Marselha, Lens, Paris, Saint-Etienne, Toulouse, Strasbourg e Nancy (estádios que serão reformados); e Lyon, Lille, Bourdeaux e Nice (estádios novos).

O anúncio acontece no dia 28 de maio.

Nenhum comentário: