terça-feira, 4 de maio de 2010

Guia do Brasileirão 2010: parte 2

Hoje é a vez de analisar como os quatro grandes de São Paulo chegam para a disputa


Corinthians

Posição em 2009: 10º
Estadual:
Técnico: Mano Menezes
Destaque: Ronaldo
Time base: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo
Aposta: Libertadores

O Corinthians é refém de Ronaldo e de seu centenário. Se tudo o que acontece no Parque São Jorge tem proporções exageradas, no aniversário de 100 anos de fundação qualquer estouro de escapamento pode iniciar uma guerra. As atenções só serão voltadas para o Brasileirão quando a Libertadores se encerrar, e qualquer resultado que não seja o título pode acarretar a saída de Mano e de Ronaldo, que piora sua forma a cada dia. A saída é barrar o pesado atacante, trazer de volta Jorge Henrique e ter muita paciência, para não transformar o centenário em um “centenazzo”, ou “centenada”. De qualquer forma, brigar pelo título é obrigação, e um objetivo que parece distante no momento.

Palmeiras

Posição em 2009: 11º
Estadual: 4º colocado
Técnico: Antônio Carlos Zago
Destaque: Cleiton Xavier
Time base: Marcos; Márcio Araújo, Danilo, Léo e Armero; Edinho (Marcos Assunção), Pierre, Cleiton Xavier e Lincoln; Diego Souza e Robert
Aposta: Sul-Americana

Decifra-me ou devoro-te. O Palmeiras é um enigma tão grande quanto sua torcida, que passa do apoio irrestrito à vaia absoluta em questão de segundos. Eliminado de forma desastrosa no Paulista, o Verdão tem problemas em todos os setores e sofre de uma dependência exagerada de poucos jogadores, a saber: Marcos, Pierre, Cleiton Xavier e Robert. Percebeu que Diego Souza não entrou na lista? É que a relação com diretoria e torcida definitivamente azedou e o jogador não deve permanecer no Palestra. O estádio, aliás, será fechado para construção da Arena e, em temporadas conturbadas, até a mudança de gramado pode influenciar. Antônio Carlos ainda não obteve o controle do time, e se reforços não chegarem, a temporada promete ser novamente penosa.

Santos

Posição em 2009: 12º
Estadual: campeão
Técnico: Dorival Junior
Destaque: Paulo Henrique e Neymar
Time base: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Robinho
Aposta: Libertadores

Quem para o Santos? A campanha incrível no Paulista terminou com o título, mas também com um alerta: a defesa tem problemas, Felipe é um goleiro inseguro e o time, jovem, não possui controle emocional para se segurar em jogos decisivos. Inicialmente o principal candidato ao título, o Peixe dependerá de que Ganso e Neymar continuem brilhando – e continuem no clube –, mesmo sabendo que os adversários serão muito mais difíceis e também impetuosos com suas jogadas de efeito. Robinho, ainda que não tenha sido decisivo, poderá conferir experiência e qualidade, dentro do atual nível do futebol nacional. Além disso, resta saber como a equipe se portará diante da maratona de jogos do segundo semestre. Mas larga com meio corpo de vantagem em relação aos rivais.

São Paulo

Posição em 2009:
Estadual:
Técnico: Ricardo Gomes
Destaque: Hernanes
Time base: Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Hernanes, Jorge Wagner e Marlos; Dagoberto e Washington
Aposta: Sul-Americana

É de longe o pior São Paulo talvez desde 2004, quando Cuca ainda era o treinador. O curioso é que, ao menos no elenco, o tricolor continua forte: só não consegue transformar os nomes em um time de qualidade. A culpa disso, grande parte, é de Ricardo Gomes, que desde que chegou apenas fez o time regredir em relação a Muricy Ramalho. Desgastes mal resolvidos dentro do elenco, como as constantes reclamações de Washington, também desestabilizam a equipe, que tem defesa boa mas peca na armação. As esperanças recaem sobre Hernanes, para que possa fazer de novo o que apresentou nos Brasileirões passados e na reta final do Paulista. Ainda assim, parece muito pouco.

Nenhum comentário: