segunda-feira, 24 de maio de 2010

Apresentação das seleções - África do Sul

Iniciamos nesta segunda a apresentação das 32 seleções que disputam a Copa de 2010, começando com a anfitriã

Existe um ar de otimismo cauteloso na África do Sul enquanto a seleção nacional de futebol se prepara para escrever o que, sem dúvida, é o capítulo mais importante de sua curta história no esporte. O país tem uma tarefa árdua pela frente.

Os últimos anos trouxeram grandes decepções, mas os sul-africanos também demonstraram, ainda que de forma irregular, que quando motivados são capazes de impor respeito. E não há motivação maior do que representar o país em uma Copa do Mundo dentro de casa.

Em 1996, quatro anos depois da sua readmissão no futebol internacional, a África do Sul ganhou renome e surpreendeu o continente africano ao conquistar a Copa das Nações Africanas derrotando a Tunísia na final, no Estádio Soccer City em Johanesburgo. Ironicamente, os Bafana Bafana irão retornar 16 anos depois ao local onde conquistou o seu primeiro grande sucesso, almejando reescrever o roteiro em um palco modernizado e ainda maior.

O excelente desempenho na Copa das Confederações, em que os sul-africanos perderam por pouco para o Brasil nas semifinais e para a Espanha na disputa pelo terceiro lugar, é um lembrete de que o selecionado não pode ser subestimado quando alcança o seu potencial. O torneio presenciou diversas performances impressionantes dos anfitriões, que só não foram mais bem-sucedidos por causa da incapacidade de converter jogadas inteligentes em gols.

"Temos consciência de que é uma honra enorme jogar uma Copa do Mundo em casa, pois poucos jogadores tiveram esse privilégio. Também sabemos o tamanho da tarefa que temos à nossa frente. A Copa do Mundo é a nossa prioridade, o nosso maior objetivo. Temos que representar o nosso país com orgulho", disse Aaron Mokoena, capitão sul-africano que será um dos responsáveis por tentar manter a escrita de o país sede jamais ter sido eliminado na primeira fase.

Como se classificou

A África do Sul se classificou automaticamente por sediar a competição

As estrelas

Talentoso maestro no meio de campo, Steven Pienaar é o grande trunfo da África do Sul: é ele quem traz a inovação e a imaginação necessárias para a equipe. Desde a sua transferência para o Everton, da Inglaterra, Pienaar se reinventou e amadureceu, tornando-se um jogador versátil e completo.

Ninguém na África do Sul discute a confiança que ele esbanja em campo e a sua habilidade de inspirar a seleção. As atuações na Copa das Confederações foram mais um lembrete de que ele será essencial para que a África do Sul tenha sucesso em 2010. Por outro lado, pode-se argumentar a favor da importância de dois jogadores que trabalharam incansável e eficientemente com pouco reconhecimento: os alas Siboniso Gaxa e Tsepho Masilela.

O técnico

Comandando a África do Sul pela segunda vez, Carlos Alberto Parreira foi recebido com reações diferentes no país, ainda que os muitos fãs do técnico brasileiro estejam convencidos de que ele é a figura ideal para conduzir o plantel à "Terra Prometida" em 2010. Parreira é certamente qualificado, pois levou um desacreditado Brasil ao título da Copa de 1994.

O viajado treinador também tem muita experiência, o que será vital para revitalizar uma seleção sul-africana que vem enfrentando problemas significativos na preparação para o torneio. No entanto, Parreira torcerá para evitar as dificuldades que encarou durante o seu primeiro e complicado período como técnico, no qual a África do Sul não passou da primeira fase da Copa das Nações Africanas em 2008 e sequer se classificou para a edição de 2010.

Participações anteriores

A África do Sul não passou da fase de grupos nas duas únicas vezes em que disputou a Copa, escrita que o selecionado quer agora deixar para trás. A primeira participação foi na França 1998, seis anos depois de o país ser reaceito pela FIFA. Apesar de uma derrota por 3 a 0 diante dos anfitriões no primeiro jogo, os sul-africanos se recuperaram e conquistaram resultados honrosos contra Dinamarca e Arábia Saudita, empatando com ambas as seleções. Em 2002, a África do Sul teve a oportunidade de se superar, mas foi eliminada ao fim da fase no saldo de gols de grupos apesar de derrotar a Eslovênia por 1 a 0 na sua primeira vitória em uma Copa do Mundo.

Números

- Benni McCarthy marcou o primeiro gol da seleção sul-africana em uma Copa do Mundo, no empate em 1 a 1 contra a Dinamarca em 18 de junho de 1998.

- O atual capitão da África do Sul, Aaron Mokoena, é o jogador com o maior número de partidas pela seleção.

- Em 1996, logo na sua primeira participação, a África do Sul sediou e venceu a Copa das Nações Africanas, derrotando na final a Tunísia por 2 a 0 no Estádio Soccer City em Johanesburgo. Os sul-africanos foram vice-campeões da edição seguinte do torneio após perderem a decisão para o Egito por 2 a 0.

Time-base

Khune; Gaxa, Sangweni, Thwala e Khumalo; Davids, Modise, Pienaar, Tshabalala; Mphela e McCarthy

Jogos

11/06 – 11h - África do Sul x México (Soccer City)
16/06 – 15h30 - África do Sul x Uruguai (Loftus Versfeld)
22/06 – 11h - França x África do Sul (Free State Stadium)

Lista provisória de convocados

Goleiros

Itumeleng Khune - Kaizer Chiefs
Moeneeb Josephs - Orlando Pirates
Rowan Fernandez - Arminia Bielefeld (ALE)

Defensores

Matthew Booth - Mamelodi Sundowns
Siboniso Gaxa - Mamelodi Sundowns
Bongani Khumalo - SuperSport United
Tshepo Masilela - Maccabi Haifa (ISR)
Innocent Mdledle - Mamelodi Sundowns
Aaron Mokoena - Portsmouth (ING)
Bryce Moon - PAOK (GRE)
Anele Ngcongca - Genk (BEL)
Siyabonga Sangweni - Golden Arrows
Lucas Thwala - Orlando Pirates

Meiocampistas

Franklin Cale - Mamelodi Sundowns
Lance Davids - Ajax Cape Town
Kagisho Dikgacoi - Fulham (ING)
Andile Jali - Orlando Pirates
Thanduyise Khuboni - Golden Arrows
Reneilwe Letsholonyane - Kaizer Chiefs
Teko Modise - Orlando Pirates
Surprise Moriri - Mamelodi Sundowns
Steven Pienaar - Everton (ING)
Macbeth Sibaya - Rubin Kazan (RUS)
Simphiwe Tshabalala - Kaizer Chiefs

Atacantes

Katlego Mphela - Mamelodi Sundowns
Benni McCarthy - West Ham United (ING)
Siyabonga Nomvete - Moroka Swallows
Bernard Parker FC - Twente (HOL)

Nenhum comentário: