quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estádios da Copa - Moses Mabhida


O recém-inaugurado estádio Moses Mabhida em Durban é uma verdadeira joia arquitetônica: inovador, possui um arco de 350 metros de comprimento que chega a 106 metros do chão em seu ponto mais alto, cujo formato foi inspirado na bandeira da África do Sul: as duas pontas de um dos lados se unem, formando uma estrutura única na outra extremidade, simbolizando a nova união de um país outrora dividido.

Mas não é só isso: o arco possui também um trilho que sustenta o teleférico, um carrinho que leva as pessoas até o topo do estádio, oferecendo uma visão única não apenas da arena como também da exuberante paisagem ao redor – certeza de ponto turístico permanente de Durban mesmo após o Mundial.

O estádio tem capacidade para 70 mil pessoas (número que será reduzido após a Copa) e foi desenhado exatamente para ser uma arena multiuso, com novos conceitos de acomodações, como espaço maior entre as cadeiras e sem pontos cegos. Para garantir isso, o teto é sustentado não por vigas, mas pelo próprio arco, graças a grossos cabos de aço de 10 centímetros de diâmetro cada.

O nome é uma homenagem ao general Moses Mabhida, um dos principais braços da luta contra o apartheid. A arena foi construída sobre o antigo Kings Park Stadium, e fará parte de um complexo esportivo que contará também com parques, quadras, áreas de lazer, shoppings e restaurantes.

É aqui que acontece a partida mais esperada da primeira fase: Brasil e Portugal, pela última rodada do Grupo G. O estádio recebe ao todo sete jogos, sendo cinco na fase de grupos, um nas oitavas de final e uma das semifinais – o Brasil só voltaria a Durban na semifinal, caso avance em segundo no grupo.

Moses Mabhida Stadium

Cidade: Durban
Conclusão: 2009
Capacidade: 69.957

Jogos

13/06 – 15h30 - Grupo D – Alemanha x Austrália
16/06 – 11h - Grupo H – Espanha x Suíça
19/06 – 08h30 - Grupo C – Holanda x Japão
22/06 – 15h30 - Grupo G – Nigéria x Coreia do Sul
25/06 – 11h - Grupo E – Portugal x Brasil
28/06 – 11h - Oitavas de final – 1ºE x 2ºF
07/07 – 15h30 – Semifinal – V. 59 x V. 60

Nenhum comentário: