segunda-feira, 31 de maio de 2010

Apresentação das seleções - Austrália


Após uma ausência de 32 anos, a Austrália voltou com muita disposição na Copa de 2006. Após eliminar o Uruguai na repescagem, o país continuou surpreendendo a todos e chegou às oitavas de final, sendo eliminado pela Itália com um gol no último minuto. Agora sob o comando do holandês Pim Verbeek, a seleção australiana conta com vários remanescentes da Alemanha em um grupo calejado e experiente para tentar repetir o feito.

Diferentemente de quatro anos atrás, quando se classificou pela Oceania depois de uma repescagem dramática contra o Uruguai, a preparação dos australianos desta vez foi bem diferente, com uma longa campanha de um lado a outro da Ásia.

O caminho à África do Sul
Os australianos impressionaram nas 14 partidas das Eliminatórias asiáticas, superando algumas das melhores seleções do continente e terminando no topo do Grupo 1. O país se tornou, assim, um dos primeiros a garantir vaga na África do Sul 2010. A Austrália também terminou em primeiro na fase anterior, à frente do Catar, da China e do campeão asiático Iraque, apesar de perder jogos para os dois últimos. A etapa final foi um triunfo da astúcia tática de Pim Verbeek: os australianos permaneceram invictos por oito partidas, totalizando cinco pontos a mais que o Japão e deixando Bahrein, Catar e Uzebquistão para trás.

As estrelas
Tim Cahill se tornou um talismã para a seleção australiana, marcando muitos gols graças ao seu senso de posicionamento e a uma excepcional habilidade no jogo aéreo. Harry Kewell, do Galatasaray, proporciona uma fonte de inspiração no lado esquerdo, enquanto Brett Emerton tem um papel igualmente importante na lateral oposta.

No meio-campo, a subestimada dupla formada por Vince Grella e Jason Culina mostra entrosamento e eficiência. O atual plantel é famoso pelas habilidades defensivas, com destaque para o zagueiro Lucas Neill e o goleiro Mark Schwarzer. A Austrália levou apenas quatro gols nas Eliminatórias, incluindo sete partidas seguidas sem tomar nenhum.

O técnico
Após um longo período como aprendiz de Guus Hiddink, Pim Verbeek saiu da sombra do seu mentor para conduzir a Coreia do Sul à Copa Asiática das Nações de 2007 e depois assumir o comando da Austrália em dezembro do mesmo ano, logo antes do início das Eliminatórias. Verbeek trouxe um enfoque pragmático para o selecionado, com base em uma defesa sólida, mas também na habilidade de partir ao ataque pelos flancos.

Extremamente respeitado pelos jogadores, Verbeek infundiu um forte senso de equipe em um grupo já motivado e concentrado. "Temos que chegar lá e ir melhor do que na última vez. Acho que você precisa de objetivos na vida, e os jogadores têm que fazer o mesmo. Queremos chegar mais longe do que fomos na última Copa do Mundo e faremos o possível para alcançar essa meta", disse.

Participações anteriores
A Austrália apareceu no cenário mundial apenas duas vezes, mas agora está compensando o tempo perdido com sua segunda classificação consecutiva. Após a estreia em 1974, quando uma seleção de amadores foi eliminada honrosamente na primeira fase, o país louco por esportes teve de esperar mais 32 anos para um retorno. A volta à Alemanha foi um sucesso, e a Austrália terminou em segundo lugar no seu grupo, atrás somente do Brasil e à frente de Croácia e Japão. A Itália precisou de um pênalti nos acréscimos do confronto com os australianos nas oitavas-de-final para prosseguir rumo ao título.

Números
- O goleiro Mark Schwarzer bateu um recorde nacional quando a seleção se manteve sete jogos sem tomar gols nas eliminatórias,

- Brett Emerton e Tim Cahill dividiram a artilharia da seleção com quatro gols cada.

Time-base
Schwarzer; Neill, Moore, Cahill, Culina; Wilkshire, Kennedy (Chipperfield), Kewell, Grella (Carney); Holman, Bresciano.

Jogos
13/06 - 15h30 - Alemanha x Austrália (Moses Mabhida)
19/06 - 11h - Gana x Austrália (Royal Bafokeng)
23/06 - 15h30 - Austrália x Sérvia (Mbombela)

Lista provisória de convocados

Goleiros
Mark Schwarzer (Fulham/ING)
Adam Federici (Reading/ING)
Brad Jones (Middlesbrough/ING)

Defensores
Scott Chipperfield (Basel/SUI)
David Carney (Twente/HOL)
Lucas Neill (Galatasaray/TUR)
Michael Beauchamp (Al Jazira/EAU)
Shane Lowry (Aston Villa/ING)
Craig Moore (sem clube)
Mark Milligan (JEF United/JAP)
Rhys Williams (Middlesbrough/ING)
Luke Wilkshire (Dinamo Moscow/RUS)

Meias
Mark Bresciano (Palermo/ITA)
Tim Cahill (Everton/ING)
Jason Culina (Gold Coast United)
Brett Emerton (Blackburn Rovers/ING)
Richard Garcia (Hull City/ING)
Vince Grella (Blackburn Rovers/ING)
James Holland (AZ Alkmaar/HOL)
Brett Holman (AZ Alkmaar/HOL)
Mile Jedinak (Antalyaspor/TUR)
Tommy Oar (Utrecht/HOL)
Carl Valeri (Sassuolo/ITA)
Dario Vidosic (Nuremberg/ALE)

Atacantes
Josh Kennedy (Nagoya Grampus/JAP)
Harry Kewell (Galatasaray/TUR)
Nikita Rukavytsya (Twente/HOL)

2 comentários:

Anônimo disse...

Thank you for the good writeup. It in fact used to be a enjoyment account it.
Look advanced to far added agreeable from you! By the way, how can we keep in touch?



Here is my web site: ford ranger forum

Anônimo disse...

I have read so many posts regarding the blogger lovers except
this article is actually a fastidious piece of writing, keep
it up.

Stop by my blog post http://wiki.cyrrion.com/