terça-feira, 11 de maio de 2010

Estádios da Copa - Ellis Park


Continuamos em Joanesburgo, sede de um dos estádios mais famosos do continente africano: o Ellis Park, localizado na área central da cidade e palco de vários eventos históricos, como a final da Copa das Confederações de 2009, em que o Brasil virou o jogo sobre os Estados Unidos. Esta é uma das raras ocasiões em que a Fifa autoriza dois estádios na mesma cidade – a última foi em 1986, no México, com a capital recebendo partidas no Estádio Azteca e no Olímpico Universitário.

O Ellis Park foi inaugurado em 1928 como um campo de rúgbi, tornando-se assim o estádio mais antigo a ser utilizado em uma Copa do Mundo. Foi demolido e reconstruído em 1982, novamente de maneira exclusiva para o rugby, esporte número 1 do país. O nome é uma homenagem a JD Ellis, um famoso político da cidade que aprovou a cessão do terreno para a construção do estádio na década de 20.

O campo sempre ocupará um lugar especial nos corações dos torcedores sul-africanos: foi lá que a seleção nacional de rugby surpreendeu os favoritos neozelandezes e conquistou a Copa do Mundo do esporte em 95 – retratada pelo recente filme “Invictus”. Foi um momento emblemático, logo após o fim do apartheid, que uniu toda a população em torno de uma celebração histórica (a cena de Nelson Mandela levantando o troféu é uma das mais conhecidas ao redor do mundo).

Para a Copa, o Ellis Park foi reformado, recebeu novos camarotes, vestiários, e teve mais cinco mil assentos adicionados, chegando à capacidade de 62 mil pessoas. A principal obra foi a construção de um novo lance na arquibancada norte. Com instalações de última geracao para a imprensa, acessibilidade total para pessoas com deficiência, hidromassagem para os jogadores no vestiário e requintadas áreas VIP, o Ellis Park contará ainda com um novíssimo sistema de som e placar eletrônico para manter os torcedores animados e informados durante as partidas.

Sede de um dos clubes de futebol mais famosos do país, o Orlando Pirates, o Ellis Park receberá cinco jogos da primeira fase (incluindo a estreia do Brasil contra a Coreia do Norte, em 15 de junho), um das oitavas de final e um das quartas de final. Caso o Brasil avance como primeiro do grupo, fica na cidade para a partida das oitavas. Se passar em segundo, poderá voltar ao estádio nas quartas.

Ellis Park

Cidade:
Joanesburgo
Construção: 1928
Conclusão: 2009
Capacidade: 62.000

Jogos

12/06 – 11h - Grupo B – Argentina x Nigéria
15/06 – 08h30 - Grupo G – Brasil x Coreia do Norte
18/06 – 08h30 - Grupo C – Eslovênia x Estados Unidos
21/06 – 15h30 - Grupo H – Espanha x Honduras
24/06 – 15h30 - Grupo F – Eslováquia x Itália
28/06 – 15h30 - Oitavas de final – 1ºG x 2ºH
03/07 – 15h30 – Quartas de final – V. 55 x V. 56

Nenhum comentário: