terça-feira, 1 de junho de 2010

História das Copas - Itália 1990 (parte II)

Quartas de final

O futebol exageradamente defensivo adotado em toda Copa teve, nas quartas-de-final, seu maior expoente: poucos gols e muitos, muitos pênaltis. A Argentina enfrentou a Iugoslávia em Florença e após um jogo em que nenhuma das duas equipes conseguiu marcar, brilhou a estrela do goleiro Goycoechea, que com a defesa de dois pênaltis, classificou os campeões mundiais para a semifinal.

A Alemanha enfrentou mais uma batalha, desta vez com os tchecos, que bateram muito e receberam quatro cartões amarelos, sem contar a expulsão de Moravcik. Os alemães classificaram-se com um gol de pênalti de Matthäus aos 25 da primeira etapa. Já a Itália venceu a Irlanda por 1 a 0, gol de Schillaci, como sempre. Aos trancos e barrancos, a Azzurra avançava.

Mas o melhor jogo das quartas de final foi, sem dúvida, Inglaterra e Camarões. De um lado, Shilton, Gascoine e Lineker. Do outro, Oman-Biyik e Milla. Foi um jogo eletrizante, especialmente na prorrogação. Platt abriu o placar aos 25 minutos e Kunde empatou de pênalti aos 27 da segunda etapa. Três minutos depois, os camaroneses chocavam o mundo ao virarem o jogo com Ekéké. A Inglaterra foi para cima e, faltando 7 minutos para o fim, Lineker empatou em um pênalti duvidoso. Na prorrogação, mais um pênalti. O artilheiro da Copa de 86 não perdoou e mandou para o fundo do gol de N`Kono. Os leões foram domados. A Inglaterra estava na semifinal.

Semifinais

Se a Copa de 90 ganhasse um apelido, este seria certamente "a Copa dos pênaltis". De fato, nunca um Mundial teve tantas penalidades máximas marcadas (12) e tantas partidas definidas pela cobrança do tiro livre (4). Além disso, o futebol extremamente defensivo fez da Copa da Itália a com pior média de gols da história dos Mundiais: 2,21 por jogo.

As semifinais mostraram muito bem essa realidade: ambas foram decididas nos pênaltis. Argentina e Itália fizeram um jogo emocionante. O talismã `Totó` Schilacci abriu o placar logo aos 17 minutos do primeiro tempo e Caniggia foi empatar só aos 22 da etapa final, acabando com a invencibilidade de Zenga, que se tornou o goleiro a ficar mais tempo sem tomar gol em uma Copa do Mundo. Na verdade, o único gol que a Itália tomara até então custou muito caro para a Azzurra. O jogo foi para a prorrogação e, terminando empatado, foi para os pênaltis. Gyocoechea brilhou mais uma vez defendendo a cobrança de Donadoni e colocou a Argentina na final. O estádio San Paolo em Nápoles emudecera. A Itália estava eliminada.

Na outra semifinal, Alemanha e Inglaterra fizeram, diante dos 63 mil espectadores que lotaram o estádio Delle Alpi, em Turim, outro jogo brigado. Já aos 25 do segundo tempo, Parker marcou um gol contra que poderia ter acabado com os ânimos ingleses. Mas dessa vez a defesa alemã não foi tão brilhante e permitiu o empate de Lineker a nove minutos do fim. Mais uma decisão por pênaltis. No final, a Alemanha venceu por 4 a 3 e se classificou para sua terceira final seguida. Um recorde. Pela primeira vez, uma final de Copa do Mundo se repetia, e de forma consecutiva. Entraria a Alemanha para a história, perdendo três finais seguidas?

A Itália teve que se contentar com o terceiro lugar após ser derrotada nos pênaltis pela Argentina. A decisão de terceiro lugar no sábado, 07 de julhode 1990, em Bari, foi contra a Inglaterra. Apesar de eliminados da disputa pelo título, os italianos foram aplaudidos por sua torcida e jogaram um futebol um pouco aimca da média de toda a Copa. Roberto Baggio abriu o placar apenas aos 26 da segunda etapa. O talismã inglês Platt empatou a nove minutos do fim e, por sua vez, o preciosíssimo talismã italiano Schilacci, de pênalti (pra variar), deu números finais ao placar aos 41. Um prêmio de consolação para a Itália por ter organizado a Copa de maneira tão excepcional.

A decisão

Alemanha e Argentina repetiriam a finalíssima da Copa de 86. Era a terceira final consecutiva dos alemães e foi uma das finais mais feias e violentas da história das Copas. O time argentino usou e abusou da "catimba" sul-americana para truncar o jogo, tanto que o zagueiro Monzon foi expulso aos 19 minutos por jogada violenta.


Aos 39 minutos do primeiro tempo, o lateral alemão Brehme fez o gol único do jogo ao converter um pênalti. Não chegou a ser surpresa o fato da Copa com mais pênaltis até então ter sido decidida justamente em um pênalti. Ao final da partida, duas cenas distintas: enquanto Maradona chorava em campo pela perda do título, o capitão alemão, Lothar Matthaus, erguia a taça para delírio da torcida. A Alemanha conquistava o seu tricampeonato, igualando-se ao Brasil e à Itália.

A Copa da Itália acabou sendo a consagração do chamado antijogo. O torneio totalizou quinze expulsões e a pior média de gols de todos os tempos.

XIV Copa do Mundo - 1990 - Itália

Campeão: Alemanha
Vice: Argentina
Terceiro: Itália
Quarto: Inglaterra

Período: de 08 de junho a 08 de julho de 1990
Total de jogos: 52
Gols marcados: 115
Média de gols: 2,21 por partida
Artilheiro: Schillaci (Itália) - 6 gols
Público total: 2.516.348 pagantes
Média de público: 48.391 pagantes

O Brasil: 9º lugar - 4 jogos (3V e 1E), 4GP/2GC
Os jogos: Primeira fase: Brasil 2x1 Suécia (Careca (2); Brolin)
Brasil 1x0 Costa Rica (Müller)
Brasil 1x0 Escócia (Müller)
Oitavas-de-final: Brasil 0x1 Argentina (Caniggia)

Nenhum comentário: