quarta-feira, 16 de junho de 2010

Chile mostra futebol ofensivo e vence Honduras por 1 a 0

Com um fuebol vistoso e ofensivo, ao melhor estilo de seu treinador Marcelo Bielsa, o Chile estreou com vitória no Grupo H, ao bater Honduras por 1 a 0. O gol que valeu o primeiro triunfo chileno em estreia de um Mundial desde 62 foi de Beausejour, aos 34 do primeiro tempo, em bela triangulação que culminou o cruzamento de Isla.

Primeiro tempo

O Chile começou pressionando, girando a bola com Alexis Sanchez, Matías Fernandez e Valdívia, escalando no comando de ataque no lugar do lesionado Suazo. Honduras marcava duro, mas dava espaços e saía principalmente pela direita, com Alvarez, sempre procurando Pavon, o homem de referência. A marcação chilena não era eficaz na intermediária e dava a oportuni
dade de chutes de fora da área, que o ataque hondurenho tentou por três vezes na primeira etapa.

Contudo, o domínio era total da equipe chilena, que detinha mais de 60% da posse de bola e chegava com facilidade, graças à velocidade e habilidade dos jogadores. Aos 34, o gol saiu em uma jogada bem trabalhada, em que Valdivia tocou para Isla na direita, que avançou à linha de fundo e cruzou rasteiro para pequena área, onde encontrou Beausejour para completar.

Após o gol, o time sul-americano continuo pressionando e quase ampliou em linda jogada em que, numa triangulação, Valdivia tocou de calcanhar e deixou dois livres na cara do gol, mas a zaga chegou antes.

Segundo tempo

A segunda etapa começou da mesma forma, com o Chile pressionando e criando ainda mais jogadas, e Honduras tendo dificuldades para ameaçar. Aos 15, Pavon sentiu contusão e foi substituído, e praticamente acabou com as chances de empate dos Catrachos.

O Chile quase ampliou aos 19. Vidal tocou de cabeça para a pequena área e Ponce, sozinho, cabeceou à queima roupa, para defesa incrível de Valladares. A partir da metade do segundo tempo, o ritmo chileno diminuiu e o jogo ficou mais cadenciado, já que Honduras tocava a bola mas não conseguia criar.

Uma ótima exibição chilena, destoando do restante das equipes desta Copa, exageradamente defensivas. Faltou, entretanto, mais objetividade para matar o jogo, que acabou tornando-se dramático em seu final.

Honduras 0x1 Chile

16/06/10 - Mbombela (Grupo H)
Eddy Maillet (SEY)

Honduras
Valladares; Mendoza, Chavez, Figueroa e Izaguirre; Guevarra (Thomas, 21/2°T) e Palacios; Alvarez, Nuñez (Martinez, 33/2ºT) e Espinoza; Pavon (Welcome, 15/2ºT)

Chile
Bravo; Ponce, Medel e Vidal (Contreras, 36/2°T); Isla, Millar (Jara, 7/2ºT), Carmona e Beausejour; Sanchez, Valdivia (Mark González, 42/2ºT) e Fernandez

Gols: Beausejour (C) aos 34/1ºT
Amarelos: Palacios (H); Carmona, Fernandez (C)

Nenhum comentário: