sexta-feira, 11 de junho de 2010

Na abertura da Copa, África do Sul e México empatam em jogo equilibrado

Em um jogo emocionante mais pelo clima de festa do que pela própria partida, África do Sul e México empataram na abertura da Copa de 2010. O México pressionou nos primeiros 15 minutos, na base da velocidade. A África do Sul equilibrou e era melhor no final do primeiro tempo. Após o gol, no início da segunda etapa, o time de Parreira recuou e permitiu o empate em uma falha defensiva na bola aérea.

Primeiro tempo

O México começou a partida de maneira eletrizante, pressionando e apostando na velocidade e nos avanços de Giovani dos Santos, aberto pela direita. Gio quase abriu o placar aos dois minutos, aproveitando o rebote e chutando para desvio da defesa.

Os mexicanos chegaram a ter 65% de posse de bola nos quinze minutos iniciais, em que a dona da casa sentiu a pressão e errava demais na saída, não conseguindo manter a posse da bola, principal característica do time de parreira. O time de Javier Aguirre adiantava a marcação e apostava nos desarmes e contra-ataques, ao passo que a África do Sul se defendia com duas linhas de quatro e dependia de Pienaar, aberto pela direita, para desafogar o meio-campo, com Mphela isolado.

Acertando a marcação, os anfitriões equilibraram o jogo e começaram a ameaçar o gol do estabanado Oscar Pérez, que por pouco não entregou um gol de bandeja. Tshabalala, inicialmente muito preso, passou a apoiar mais pelo lado esquerdo e o time tocava melhor a bola, graças a saída melhor oferecida por Dikgacoi. O México teve ainda um gol bem anulado por impedimento, e Franco perdeu uma ou duas chances que Hernandez, estranhamente no banco, talvez não desperdiçaria.

Segundo tempo

Percebendo as dificuldades do lateral esquerdo Thwala com os avanços de Giovani dos Santos, Parreira lançou Masilela, o titular da posição, já no intervalo. De fato, o setor esquerdo da defesa sul-africana foi o calcanhar de Aquiles do time na primeira etapa.

E foi exatamente por ali que saiu o primeiro gol da Copa: utilizando-se exatamente da arma mexicana, a África do Sul puxou letal contra-ataque pelo meio, com lindo passe em profundidade de Mphela para Tshabalala, que invadiu a área e tocou na saída de Perez.

Depois do gol, o México se perdeu e não conseguia mais criar jogadas de perigo, muito menos atacar em velocidade. Aguirre lançou o meia Guardado no lugar de Aguilar, passando Osório para a lateral direita, recuando Márquez para defesa e tentando melhorar a qualidade do meio-campo. Pouco depois, tirou Vela, que pouco fez, para tentar mudar a partida com o veterano Blanco.

A vitória parcial fez o time de Parreira se resguardar mais, e aos poucos o México aumentou a pressão. Se não conseguia marcar por mérito próprio, acabou chegando ao gol graças a uma falha da frágil zaga sul-africana. Após a cobrança de escanteio pela esquerda, Guardado cruzou na área, a defesa sul-africana errou a linha de impedimento, Rafael Márquez matou no peito e fuzilou.

Com o placar igual, os times pouco arriscaram, aparentemente satisfeitos com o resultado. A dona da casa ainda quase marcou, com outra ótima reposição do bom goleiro Khune encontrando Mphela no contra-ataque, mas o atacante chutou na trave. Para a África do Sul, fica a certeza de que o time de fato evoluiu, mas ainda possui falhas, como as apresentadas hoje, que podem custar a classificação. Apesar da festa, ficou o gosto de que a vitória poderia ter acontecido.

África do Sul 1x1 México

11/06/10 - Soccer City (Grupo A)
Rashvan Irmatov (USB)

África do Sul
Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Thwala (Masilela, int); Letsholonyane e Dikgacoi; Modise, Pienaar (Parker, 38/2ºT) e Tshabalala; Mphela

México
Pérez; Aguilar (Guardado, 11/2ºT), Osório, Rodríguez e Salcido; Juarez, Márquez e Torrado; Giovani dos Santos, Franco (Hernandez, 28/2ºT) e Vela (24/2ºT)

Gols: Tshabalala (A) aos 10/2ºT e Rafael Márquez (M) aos 34/2ºT
Amarelos:
Dikgacoi, Masilela (A); Juarez, Torrado (M)

Nenhum comentário: