quinta-feira, 3 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Japão


Campeão de três das últimas cinco Copas da Ásia e dono de um dos elencos mais fortes do futebol do continente, o Japão chega com um ar enfraquecido à Copa de 2010 - que será a sua quarta participação no torneio.

O objetivo é superar a decepcionante campanha na Alemanha, quando os samurais azuis foram eliminados na primeira fase após a derrota por 3 a 1 para a Austrália, o empate em 0 a 0 com a Croácia e a retumbante goleada por 4 a 1 sofrida contra o Brasil. A tarefa, porém, será mais difícil sem o ex-meia da Roma Hidetoshi Nakata, que pendurou as chuteiras aos 29 anos e vai desfalcar a seleção pela primeira vez após ter disputado as edições de 1998, 2002 e 2006.

A notada deficiência no ataque, que não possui um finalizador de qualidade, e a fragilidade defensiva devem minar as chances de classificação em um grupo equilibrado, mas que certamente tem três equipes mais fortes que a de Takeshi Okada. "Não vamos mudar a nossa tática, porque quando armei o esquema da equipe ele já estava definido de forma a superar as melhores seleções do mundo. O nosso grande objetivo na África do Sul é chegar às semifinais", disse um confiante treinador.

O caminho à África do Sul
O Japão não enfrentou maiores dificuldades para chegar à quarta e última fase das eliminatórias asiáticas para a África do Sul - na qual ganhou quatro, empatou três e perdeu apenas uma das oito partidas do Grupo 1. Os pontos baixos da campanha foram os dois jogos contra a Austrália, que venceu em casa por 2 a 1 e segurou um empate sem gols em território japonês. Os resultados, no entanto, não impediram os samurais de terminarem o grupo à frente de Bahrein, Catar e Uzbequistão.

As estrelas
O grande astro do Japão é o armador Shunsuke Nakamura, que em junho de 2009 deixou o Celtic da Escócia para jogar no Espanyol de Barcelona, até finalmente voltar a sua terra natal. Outro jogador que também atua na Europa é o jovem meio-campista Keisuke Honda, um talentoso canhoto como Nakamura, que joga no holandês VVV Venlo. Liderando a defesa está o zagueiro e capitão Yuji Nakazawa, de 31 anos, que com mais de 90 partidas pela seleção profissional é o terceiro jogador que mais vezes defendeu o Japão em todos os tempos. Representando a nova geração, Keisuke Honda fez grande temporada pelo CKSA Moscou e é uma esperança de habilidade em um time de pouco brilho.

O técnico
O comandante Okada é considerado um dos melhores estrategistas japoneses. Foi ele quem levou a seleção à primeira participação em uma Copa do Mundo da FIFA, em 1998, após superar o Irã em uma difícil repescagem.

Após deixar a equipe nacional, o treinador de 53 anos tirou o Consadole Sapporo da segunda divisão japonesa e ainda comandou o Yokohama Marinos no bicampeonato nacional de 2003 e 2004. Em 2006, ele deixou o Yokohama e, um ano depois, retornou à seleção para substituir Ivica Osim, que havia sofrido um derrame.

Participações anteriores
A participação do Japão na África do Sul será a quarta consecutiva no torneio, tendo a primeira delas acontecido na França 1998. A melhor campanha foi conquistada quando o país abrigou o Mundial ao lado da Coreia do Sul, em 2002. Na ocasião, os samurais azuis terminaram em primeiro no Grupo H à frente de Bélgica, Rússia e Tunísia, e avançaram à fase de mata-mata pela primeira e até agora única vez na história. Os japoneses foram então eliminados nas oitavas de final pela Turquia, que acabaria depois como terceira colocada, em uma acirrada disputa definida no gol solitário de Umit Davala, aos 12 minutos.

Números
- Na primeira participação em uma Copa do Mundo, na França, os comandados de Okada perderam todos os três jogos da fase de grupos, marcando um gol e sofrendo quatro.

- Masashi Nakayama fez o primeiro gol japonês na competição, aos 29 minutos do segundo tempo da derrota por 2 a 1 para a Jamaica, na França.

Time-base
Narazaki; Uchida, Abe (Nakazawa), Tulio Tanaka e Nagatomo; Matsui, Hasebe, Nakamura e Endo; Keiji Tamada e Shinji Okazaki

Jogos
14/06 - 11h00 - Japão x Camarões (Free State Stadium)
19/06 - 08h30 - Holanda x Japão (Moses Mabhida)
24/06 - 15h30 - Dinamarca x Japão (Royal Bafokeng)

Lista final de convocados

Goleiros

Seigo Narazaki (Nagoya Grampus)
Eiji Kawashima (Kawasaki Frontale)
Yoshikatsu Kawaguchi (Jubilo Iwata)

Defesa
Yuji Nakazawa (Yokohama Marinos)
Marcus Tulio Tanaka (Nagoya Grampus)
Yuichi Komano (Jubilo Iwata)
Daiki Iwamasa (Kashima Antlers)
Yasuyuki Konno (FC Tokyo)
Yuto Nagatomo (FC Tokyo)
Atsuto Uchida (Kashima Antlers )

Meio-campo
Shunsuke Nakamura (Yokohama Marinos)
Yasuhito Endo (Gamba Osaka)
Kengo Nakamura (Kawasaki Frontale)
Junichi Inamoto (Kawasaki Frontale)
Yuki Abe (Urawa Red Diamonds)
Makoto Hasebe (Wolfsburg, Alemanha)
Keisuke Honda (CSKA Moscou)
Daisuke Matsui (Grenoble)

Ataque
Shinji Okazaki (Shimizu S-Pulse)
Keiji Tamada (Nagoya Grampus)
Yasuhito Okubo (Vissel Kobe)
Kisho Yano (Albirex Niigata)
Takayuki Morimoto (Catania)

Nenhum comentário: