domingo, 6 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Eslováquia


Sem nunca ter participado de uma competição internacional oficial, a Eslováquia tenta recuperar as glórias do seu passado tchecoslovaco desde que se tornou uma nação independente, em 1993. Embora não tenha muitos nomes imponentes, a seleção tem mostrado um progresso constante, que traz consigo muitas esperanças para 2010 - a própria classificação para as oitavas de final não será surpresa.

O caminho à África do Sul
Quarta colocada do grupo nas eliminatórias para a França, terceira para 2002 e segunda para a Alemanha 2006. Só restava a liderança para que a Eslováquia garantisse a sua vaga— algo que foi confirmado no dia 14 de outubro de 2009. O país conseguiu contrariar os prognósticos e carimbou o passaporte para a África do Sul dominando o difícil Grupo 3 das eliminatórias, com equipes tradicionais como a Polônia e a vizinha República Tcheca.

Os eslovacos conquistaram a vaga ao permanecer invictos diante de todos os adversários do grupo, com exceção dos eslovenos. A Eslovênia acabaria terminando na segunda posição, mas, depois de vencer por 2 a 1 na segunda rodada e por 2 a 0 fora de casa, na penúltima, o país chegou a fazer com que a líder duvidasse da classificação.

As derrotas, porém, não afetaram a determinação da Eslováquia, que assegurou seu lugar no Mundial com uma vitória de 1 a 0 sobre a Polônia na última rodada. Com jogadores experientes no futebol continental, os eslovacos querem manter a escrita de bom desempenho apresentado nas Copas pelas equipes médias do centro-leste europeu, seguindo exemplos recentes de Bulgária, Romênia e Turquia.

As estrelas
Sólido com a camisa vermelha do Liverpool na Inglaterra, o zagueiro Martin Skrtel permanece firme e forte quando veste o uniforme azul da Eslováquia. O meio-campista Marek Hamsik marca belos gols pelo Napoli e mantém a mesma classe na seleção. Stanislav Sestak, com seis gols, foi o atacante mais eficiente da campanha eslovaca nas Eliminatórias e deve ser a maior esperança de gols da equipe em solo sul-africano. "Somos perseverantes: não baixamos a cabeça antes de termos conseguido", garante Sestak.

O técnico
Nascido em 1964, o ex-jogador da seleção eslovaca Vladimír Weiss foi chamado para dirigir o país em junho de 2008. Ele assumiu o lugar de Jan Kocian, que não conseguiu levar a Eslováquia à Euro 2008.

Dono de uma personalidade forte, o técnico iniciou a carreira à frente do Artmedia Bratislava, classificando o clube para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2005/06. No ano seguinte Weiss se transferiu para a primeira divisão russa, onde treinou o Saturn. Em 2008, voltou de forma brilhante para o Artmedia, conduzindo o time ao título do certame nacional. O próximo desafio era a seleção.

Vladimír Weiss é filho do ex-jogador da seleção da Tchecoslováquia de mesmo nome. Além disso, o treinador é pai do jogador do Manchester City que convoca regularmente para a seleção e cujo nome é... Vladimír Weiss.

Participação anterior
Já que se trata da primeira participação da Eslováquia como nação independente, o passado futebolístico do país está ligado ao da Tchecoslováquia, que esteve em oito edições do maior torneio de futebol do mundo. O país chegou à final da Copa do Mundo da FIFA em 1934 (derrota de 2 a 1 para a Itália na prorrogação) e em 1962 (derrota de 3 a 1 para o Brasil). Em 1990, a seleção tchecoslovaca chegou às quartas de final.

Time-base
Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik; Weiss, Strba, Hamsik e Stoch; Jendrisek e Sestak

Jogos
15/06 - 08h30 - Nova Zelândia x Eslováquia (Royal Bafokeng)
20/06 - 08h30 - Eslováquia x Paraguai (Free State)
24/06 - 11h - Eslováquia x Itália (Ellis Park)

Lista final de convocados

Goleiros
Jan Mucha (Legia Varsovia/POL)
Dusan Kuciak (Vaslui/ROM)
Dusan Pernis (Dundee Utd/ESC)

Defensores
Peter Pekarik (Wolfsburgo/ALE)
Martin Petras (Cesena/ITA)
Martin Skrtel (Liverpool/ING)
Jan Durica (Lokomotiv Moscou/RUS)
Radoslav Zabavnik (Mainz/ALE)
Marek Cech (West Bromwich Albion/ING)
Zdeno Strba (Xanthi/GRE)

Meias
Kornel Salata (Slovan Bratislava)
Kamil Kopunek (Spartak Trnava)
Jan Kozak (Timisoara/ROM)
Juraj Kucka (Sparta Praga/TCH)
Marek Sapara (Ankaragücü/TUR)
Marek Hamsik (Napoli/ITA)
Vladimir Weiss (Manchester City/ING)
Erich Jendrisek (Schalke 04/ALE)
Miroslav Stoch (Chelsea/ING)

Atacantes
Stanislav Sestak (Bochum/ALE)
Robert Vittek (Ankaragücü/TUR)
Martin Jakubko (Ramenskoye/RUS)
Filip Holosko (Besiktas/TUR)

Nenhum comentário: