sábado, 19 de junho de 2010

Em mais um jogo fraco, Holanda bate Japão por 1 a 0

Sem brilhar e novamente sem encantar, como havia feito nos amistosos preparatórios, a Holanda fez o suficiente para vencer o Japão por 1 a 0, em Durban, e encaminhar sua classificação como primeira colocada do Grupo E. A partida teve poucas chances de emoção e, caso Camarões e Dinamarca empatem mais cedo, os holandeses serão os primeiros matematicamente garantidos nas oitavas de final.

Primeiro tempo
A forte marcação, tônica desta Copa do Mundo, deu as caras novamente no Moses Mabhida. Modificado da vitória sobre Camarões, o Japão apresentou uma postura tática claramente defensiva, como era de se esperar, com Abe à frente da linha de quatro defensores e apenas Honda no comando do ataque.

A Holanda trocava passes mas não conseguia criar chances ou mesmo finalizar de fora da área, e apesar dos 69% de posse de bola na primeira etapa, pouco fez. De fato, a principal chance foi japonesa, com Matsui, em chute para fácil defesa de Sketelenburg. Os japoneses apostavam na rápida saída pela esquerda, com Okubo, mas esbarravam na marcação de Van Bommel e De Jong.

Segundo tempo
O roteiro não é novo neste Mundial: o gol da vitória holandesa saiu antes dos dez minutos da etapa complementar. A Holanda voltou mais incisiva, alçando mais bolas na área e chutando de fora. E foi na junção das duas coisas que veio o gol: bola levantada na área, Túlio Tanaka tira de cabeça e Van Persie toca para Sneijder, que manda uma bomba de fora da área. O camisa nove ainda fez um movimento com a mão em direção à bola, mas nem pela TV houve certeza do toque.

Depois do gol, esperava-se que o Japão se lançasse para cima e o jogo melhorasse, mas isso não aconteceu. Elia, que havia entrado muito bem contra a Dinamarca, teve participação discreta e o veterano Nakamura, lançado por Okada na metade do segundo tempo, não melhorou o futebol japonês. Assim, a partida se arrastou até o final.

A Laranja Mecânica continua rendendo pouco suco até agora, aparentemente deixando de lado o estilo vistoso de outros Mundiais para apostar numa abordagem de mais resultado e menos espetáculo. A Holanda mostrou sentir muita falta de Robben e o Japão, que venceu na primeira rodada, não pode reclamar, já que a derrota era esperada e, se houver um empate entre dinamarqueses e camaroneses, entra jogando por um empate na última rodada para garantir uma classificação que seria heróica, dado o futebol apresentado.

Holanda 1x0 Japão

19/06/10 - Moses Mabhida (Grupo E)
Hector Baldassi (ARG)

Holanda
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel e de Jong; Kuyt, Sneijder (Afellay, 38’ST) e Van der Vaart (Elia, 27’ST); Van Persie (Huntelaar, 43’ST)

Japão
Kawashima; Komano, Nakazawa, Túlio Tanaka e Nagatomo; Abe; Matsui (Nakamura, 19’ST), Hasebe (Okazaki, 32’ST), Endo e Okubo (Tamada, 32’ST); Honda

Gol: Sneijder (H) aos 8min do ST
Amarelo: Van der Wiel (H)

Um comentário:

Edna Moda disse...

Parabéns pelo seu blog que foi mencionado no blog que indica blogs no tema: Copa http://ednamoda.blogspot.com/