sábado, 5 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Paraguai

Depois de fazer a melhor campanha da sua história nas Eliminatórias, o Paraguai chega à quarta Copa do Mundo consecutiva com a intenção de provar de que está à altura das grandes seleções do continente. O selecionado alvirrubro do técnico argentino Gerardo Martino parece estar pronto para ratificar o que os antecessores insinuaram em 1998 e 2002, quando o Paraguai chegou às oitavas de final e foi eliminado por duas das finalistas daquelas edições do torneio - França e Alemanha, respectivamente.

A atual seleção paraguaia demonstra a sua habitual força defensiva, mas tem a vantagem de contar com jogadores potentes e habilidosos no ataque, capazes de ameaçar qualquer defesa. Esta pode ser a maior diferença entre este grupo e aquele que não passou da primeira fase na Alemanha 2006. Vários jogadores que sofreram aquele revés parecem ter aprendido a lição e estão prontos para se vingarem em solo sul-africano, como Roque Santa Cruz, um dos mais experientes do elenco.

As pretensões paraguaias pareciam ter sofrido um duro golpe com o acidente envolvendo Salvador Cabañas, o principal personagem da equipe desde a aposentadoria dos ícones Chilavert e Gamarra. Sem o homem-gol, ferido à bala e que sobreviveu de forma surpreendente, os guaranis encontraram uma solução melhor do que o esperado: o argentino naturalizado Lucas Barrios, que apesar de nunca ter atuado no futebol do país, chegou de última hora para buscar a vaga de titular. O desempenho nos amistosos recentes coloca os paraguaios como favoritos à segunda vaga da chave.

O caminho à África do Sul
Pela primeira vez desde que o atual sistema de pontos corridos foi adotado, o Paraguai conseguiu superar a barreira dos 30 pontos. Foram 33, conseguidos com dez vitórias (somente igualadas pelo Chile), três empates e apenas cinco derrotas. A confirmação da classificação chegou em 9 de setembro de 2009, quando os paraguaios derrotaram a Argentina por 1 a 0 na 16ª rodada em Assunção. A festa foi tamanha que o presidente Fernando Lugo decretou feriado nacional em comemoração.

O ponto alto da campanha foi a verdadeira fortaleza estabelecida no Estádio Defensores del Chaco, onde o Paraguai venceu sete partidas. Como visitante, a seleção paraguaia só perdeu três jogos e conquistou 12 pontos, o que demonstra a sua personalidade para encarar confrontos difíceis fora de casa. Entretanto, serve o alerta de que o time caiu demais de produção no segundo turno, após chegar a liderar a classificação com certa folga.

"O segredo da nossa classificação esteve no trabalho silencioso e responsável dos jogadores e de todos os profissionais em torno da seleção. Se não tivéssemos atingido o objetivo, como fizeram os treinadores anteriores, teríamos entrado na história paraguaia de forma negativa. Quem comanda uma seleção o faz por dois motivos: durar no cargo ou entrar para a história. Escolho a segunda opção", disse o técnico Gerardo Martino.

As estrelas
O selecionado paraguaio conta com jogadores de renome internacional que jogam, em sua maioria, em clubes do México e da Europa. Apesar de o elenco contar com jogadores de destaque em todas as posições, os nomes de peso estão no ataque - e isso apesar do triste incidente envolvendo Salvador Cabañas. Roque Santa Cruz ficou fora de boa parte das partidas das Eliminatórias, mas é um dos atacantes mais importantes do conjunto guarani.

Mas não é o único: Nelson Haedo Valdez e Óscar Cardozo também têm desandado a marcar gols no futebol europeu e esperam fazer o mesmo na África do Sul. Entretanto, Lucas Barrios tem uma história que parece sair dos filmes. Após grande temporada no Borussia Dortmund, deve ser confirmado como titular para a estreia, e em três jogos já marcou dois gols.

O técnico
Nascido em 20 de novembro de 1962 em Rosário, Gerardo Martino é um dos muitos treinadores argentinos que vêm se destacando no futebol sul-americano. O "Tata", um talentoso meia ofensivo na década de 1990, começou a carreira como técnico em 1998 à frente de clubes pequenos no futebol argentino. Já em 2002, ele desembarcou no Paraguai, onde dirigiu o Cerro Porteño e o Libertad, clube com o qual alcançou os maiores sucessos.

Muitas vezes comparado ao mentor Marcelo Bielsa, Martino teve um merecido prêmio em 2006 ao receber uma oferta para substituir Aníbal Ruiz à frente da seleção paraguaia. E ele não decepcionou: com um trabalho sério, responsável e discreto, o país conquistou a melhor classificação da sua história.

Participações anteriores
- A Copa de 2010 é a oitava participação do Paraguai em um Mundial, e a quarta consecutiva.
- O Paraguai nunca ganhou duas partidas em uma mesma edição, nem conseguiu passar das oitavas de final da competição.
- Nas participações anteriores, o Paraguai acumulou seis vitórias, sete empates e nove derrotas. Sua campanha mais memorável foi em 98, quando ostentou uma defesa sólida, formada por Arce, Ayala e Gamarra, além do goleiro Chilavert – foram eliminados pelos anfitriões franceses apenas no gol de ouro.

Time-base
Villar; Darío Verón, Julio Cesar Cáceres, Da Silva, Morel Rodriguez; Vera, Riveros, Victor Cáceres, Barreto; Valdez e Óscar Cardozo (Barrios).

Jogos
14/06 - 15h30 - Itália x Paraguai (Green Point)
20/06 - 08h30 - Eslováquia x Paraguai (Free State)
24/06 - 11h - Paraguai x Nova Zelândia (Peter Mokaba)

Lista final de convocados

Goleiros
Justo Villar (Valladolid, ESP)
Aldo Bobadilla (Independiente Medellin, COL)
Diego Barreto (Cerro Porteño)

Defensores
Denis Caniza (León, MEX)
Darío Verón (Pumas, MEX)
Julio César Cáceres (Atlético-MG)
Antolín Alcaraz (Brujas, BEL)
Paulo da Silva (Sunderland, ING)
Claudio Morel (Boca Juniors, ARG)
Carlos Bonet (Olimpia)
Aureliano Torres (San Lorenzo, ARG)

Meias
Enrique Vera (LDU, EQU)
Cristian Riveros (Cruz Azul, MEX)
Jonathan Santana (Wolfsburg, ALE)
Néstor Ortigoza (Argentinos Juniors, ARG)
Víctor Cáceres (Libertad)
Edgar Barreto (Atalanta, ITA)

Atacantes
Rodolfo Gamarra (Libertad)
Roque Santa Cruz (Manchester City, ING)
Nelson Haedo Valdez (Borussia Dortmund, ALE)
Lucas Barrios (Borussia Dortmund, ALE)
Óscar Cardozo (Benfica, POR)
Edgar Benítez (Pachuca, MEX)

Nenhum comentário: