terça-feira, 8 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Portugal

O vice-campeonato na Euro 2004 e o quarto lugar na Copa de 2006 demonstram o alto nível do futebol de Portugal nos últimos anos. No entanto, os portugueses nunca ganharam uma competição na sua história. Por isso, na África do Sul, com uma equipe talentosa como a que têm os portugueses, a meta não pode ser outra: conquistar o título.

Para superar esse desafio, Portugal contará com a experiência de Carlos Queiroz no comando da seleção. Nascido em Moçambique, o técnico é um profundo conhecedor do futebol sul-africano, pois já foi treinador do país que receberá a próxima Copa do Mundo. Agora, o técnico tem sob o seu comando o talento de jogadores como Cristiano Ronaldo, Pepe e Deco e, tentando fugir da sombra de Luiz Felipe Scolari, sabe que as expectativas dos torcedores são grandes.

O caminho para a África do Sul
Com apenas uma vitória nos cinco primeiros jogos das eliminatórias, Portugal deixou de ser o favorito no grupo e correu sérios riscos de não se classificar para a Copa. Na segunda metade da campanha, porém, a seleção deu a volta por cima. Nas últimas quatro partidas, marcou oito gols e não sofreu nenhum, o que garantiu a presença na repescagem. Mesmo com a ausência de Cristiano Ronaldo, capitão e ídolo do país, os portugueses venceram os dois jogos decisivos contra a Bósnia, ambos por 1-0, e carimbaram o passaporte para o terceira Mundial consecutivo.

As estrelas
Apesar de os torcedores do mundo inteiro estarem animados com a presença de Cristiano Ronaldo no Mundial, o Jogador do Ano da FIFA em 2008 teve uma participação discreta na fase de qualificação e não marcou nenhum gol nos sete jogos que fez. Mesmo assim, com certeza vale a pena ficar de olho no craque do Real Madrid na África do Sul. "Portugal é candidato ao título. Temos jogadores excelentes, amadurecemos com a experiência de 2006 e mostramos categoria e determinação. Este é um momento único para nós", disse.

Além de ser perigosa no ataque, a equipe das Quinas também sabe defender e bem. Com Pepe recuperado de lesão e Bruno Alves bom na marcação e forte no jogo aéreo, o time oferecerá dificuldades para os badalados ataques de Brasil e Costa do Marfim. Ricardo Carvalho é a imagem perfeita da tranquilidade no último reduto da equipe e fundamental na organização defensiva. Já no meio-campo, o experiente Deco destaca-se pela qualidade técnica e capacidade de lançar o ataque, onde Liedson é, agora, a grande esperança. O brasileiro naturalizado foi a salvação para a seca de gols do país desde as aposentadorias de Pauleta e Nuno Gomes.

O técnico
Carloz Queiroz é considerado o mentor da "geração de ouro" de Portugal, a seleção que conquistou o bicampeonato mundial Sub-20 em 1989 e 1991, na qual jogavam estrelas como Luís Figo, Rui Costa e Fernando Couto. Queiroz também tem experiência em grandes clubes: o maior destaque da sua carreira foi a passagem pelo Manchester United, como assistente de Sir Alex Ferguson. Esteve, ainda, à frente do Real Madrid durante dez meses. Agora, é, pela segunda vez, treinador português. Entre 1991 e 1993, conduziu a equipe das Quinas numa caminhada decepcionante, que terminou com os portugueses fora da Euro 1992 e da Copa de 1994. Em 2008, voltou ao cargo após o fim da Euro, substituindo Luiz Felipe Scolari.

Participações anteriores
A África do Sul marcará a quinta participação de Portugal em Mundiais. A primeira foi em 1966, em Inglaterra, quando a seleção teve um desempenho excelente e terminou em terceiro lugar - a melhor classificação até hoje, graças a Eusébio, que recebeu a Chuteira de Ouro como artilheiro do torneio. Nos Mundiais de 1986 e 2002, os portugueses não passaram da primeira fase, mas, em 2006, voltaram aos bons desempenhos: com três vitórias na fase de grupos, superaram a Holanda e a Inglaterra no caminho às semifinais. O sonho do título só acabou com a derrota perante a França, por 1 a 0. Portugal terminou no quarto lugar, após perder a final de consolação com a Alemanha.

Time-base
Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Miguel Veloso, Deco; Nani (Simão), Cristiano Ronaldo e Liédson.

Jogos
15/06 - 11h - Costa do Marfim x Portugal (Nelson Mandela Bay)
21/06 - 08h30 - Portugal x Coreia do Norte (Green Point)
25/06 - 11h - Portugal x Brasil (Moses Mabhida)

Lista final de convocados

Goleiros

Beto (Porto)
Daniel Fernandes (Iraklis)
Eduardo (Braga)

Defensores
Pedro Mendes (Sporting)
Fábio Coentrão (Benfica)
Rolando (Porto)
Bruno Alves (Porto)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Ricardo Costa (Lille)
Duda (Málaga)
Miguel (Valencia)

Meio-campistas
Simão Sabrosa (Atlético de Madri)
Tiago (Atlético de Madri)
Deco (Chelsea)
Raul Meireles (Porto)
Danny (Zenit)
Pepe (Real Madrid)
Miguel Veloso (Sporting)

Atacantes
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Liedson (Sporting)
Hugo Almeida (Werder Bremen)
Miguel Veloso (Sporting)
Nani (Manchester United)

Nenhum comentário: