quarta-feira, 16 de junho de 2010

A primeira zebra da Copa: Espanha perde para a Suíça por 1 a 0

Em jogo emocionante, a Espanha perdeu para a Suíça por 1 a 0 e demonstrou mais uma vez enorme dificuldade em jogar com o favoritismo em Copas do Mundo. Esta foi apenas a segunda derrota espanhola desde a Eurocopa de 2008, outra em momento decisivo. A Suíça adotou uma postura defensiva e foi premiada com um gol em bola dividida, que era o que queria o técnico Ottmar Hitzfeld.

Primeiro tempo
Como esperado, a Suíça montou-se sobre seu 4-4-2 defensivo e esperou a Espanha, sem dar espaços. Os espanhóis, que já têm o hábito de tocar a bola, chegaram a ter 83% de posse, sem conseguir chegar - o primeiro chute, despretensioso, foi dado aos 19 por David Villa.

Dentro de sua proposta tática, a Suíça aparecia bem postada na defesa, buscava o contra-ataque e, principalmente, bolas paradas, nos escanteios. A Fúria, por sua vez, conseguiu finalizar mais na parte final, mas no total foram apenas três chutes com direção ao gol, e o momento de mais perigo foi uma falta na meia-lua que Villa, sumido entre os zagueiros, bateu na barreira.

Segundo tempo

Logo no início, Benaglio lançou rápido a bola alta, Derdyiok recebeu em triangulação e dividiu com Casillas. A bola sobrou limpa para Fernandes fazer o gol da vitória, que transformou a partida em uma das mais emocionantes: chances dos dois lados, oportunidades e até bomba no travessão, em chutaço de Xabi Alonso.

Com as entradas de Fernando Torres e Jesus Navas, a Espanha mudou para um 4-4-2 e foi com tudo para cima, dando ainda mais espaço para os contra-ataques, puxados sempre por Inler, Barnetta e Derdyiok pelo lado direito. O camisa 19 suíço quase ampilou em grande jogada, e a Espanha pressionou nos minutos finais, sem sucesso.

Espanha 0x1 Suíça

16/06/10 - Moses Mabhida (Grupo H)
Howard Webb (ING)

Espanha
Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevilla; Xabi Alonso e Busquets; David Silva, Xavi e Iniesta; David Villa

Suíça
Benaglio; Lichtsteiner, Senderos (Van Bergen, 35/1ºT), Grichting e Ziegler; Barnetta, Inler, Huggel e Fernandes; Derdiyok e Nkufo

Gol: Fernandes (S) aos 7/2ºT
Amarelos: Grichting, Benaglio e Ziegler (S)

Nenhum comentário: