segunda-feira, 7 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Brasil

Numa Copa do Mundo, dizer que o Brasil chega como favorito é quase uma redundância. Para os donos de cinco títulos mundiais, não existe opção que não a de brigar por mais uma estrela para a camisa amarelinha. Com alguém que defendeu a seleção como jogador em três Mundiais, o técnico Dunga sabe a pressão que o aguarda: qualquer resultado que não o hexacampeonato tem grande chance de ser considerado fracasso.

Adotando um discurso de seriedade, comprometimento com a camisa e blindagem contra o tradicional "oba-oba", Dunga tem uma cartilha própria, que pretende fazer tudo ao contrário do que aconteceu em 2006 para obter resultado adverso. O técnico, injustamente criticado por ter deixado "craques" como Ronaldinho Gaúcho fora da lista final, conta com um elenco experiente, que conquistou tudo o que disputou nos últimos anos: Copa América, Eliminatórias e Copa das Confederações, sem contar vitórias incontestáveis sobre os grandes rivais, como Uruguai, Argentina, Itália e Inglaterra.

O caminho à África do Sul
A reação da torcida durante as Eliminatórias mostra bem a exigência existente no país. Apesar de terminar na liderança, com nove vitórias, sete empates e duas derrotas, e de ter se classificado com três rodadas de antecedência, a seleção escutou um bocado de vaias, como na sequência de empates em 0 x 0 em casa - contra Argentina, Bolívia e Colômbia.

O time engrenou mesmo a partir de abril de 2009, quando somou cinco vitórias consecutivas, duas delas históricas: 4 x 0 sobre o Uruguai no Centenário de Montevidéu e 3 x 1 sobre a Argentina em Rosário, partida que confirmou a passagem para a África do Sul.

As estrelas
Não é fácil apontar um ou outro nome num país com tanto talento, mas o ano de 2009 serviu para ratificar a importância de alguns jogadores como o goleiro Júlio César, retrato da forte defesa. A campanha na Copa das Confederações também consagrou Kaká, que assumiu a condição de líder, e Luís Fabiano, artilheiro com cinco gols, incluindo dois na virada por 3 x 2 sobre os Estados Unidos na final. "Temos que aprender a viver com a condição de favoritos. Não podemos deixar que isso se torne algo negativo, como já aconteceu em anos anteriores", disse Kaká.

O técnico
Quando assumiu o cargo em agosto de 2006, Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, já havia vivido de tudo como jogador da seleção: de ser considerado um dos culpados pela decepção na Copa de 90 à alegria de levantar a taça quatro anos depois. Mas a missão de comandar o Brasil foi nada menos que seu primeiro trabalho como treinador.

Dunga rebateu as críticas à falta de experiência e à formação supostamente defensiva de forma irrefutável: ganhando. Foi campeão da Copa América 2007 e da Copa das Confederações e classificou os brasileiros ao Mundial com sobras.

Participações anteriores
O Brasil chega à sua 19ª Copa consecutiva. É o único país que disputou todas as edições. O país é também o único com cinco títulos: soma um total de 64 vitórias, 14 empates e 14 derrotas em 92 jogos.

O Brasil chegou à Alemanha em 2006 como favorito absoluto para defender o título conquistado em 2002. O mundo estava ansioso para se encantar com o "Quadrado Mágico" formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano. Embora tenha mostrado apenas relances de magia, o time de Carlos Alberto Parreira bateu Croácia, Austrália e Japão na primeira fase e Gana nas oitavas e chegou às quartas para um reencontro com a França de Zinedine Zidane. Mas a chance de vingar a final de 1998 virou outra decepção com um gol de Thierry Henry, que frustrou o sonho do sexto título mundial.

Números
- Entre 15 de junho de 2008 e 11 de outubro de 2009, a seleção teve uma série invicta de 19 partidas.

- O Brasil já terminou 12 anos na liderança do Ranking da FIFA.

Time-base
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká e Robinho; Luís Fabiano

Jogos
15/06 - 15h30 - Brasil x Coreia do Norte (Ellis Park)
20/06 - 15h30 - Brasil x Costa do Marfim (Soccer City)
25/06 - 11h - Portugal x Brasil (Moses Mabhida)

Lista final de convocados

Goleiros
Julio Cesar - Inter (ITA)
Gomes - Tottenham (ING)
Doni - Roma (ITA)

Defensores
Maicon - Inter (ITA)
Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Gilberto - Cruzeiro
Michel Bastos - Lyon (FRA)
Lucio - Inter (ITA)
Juan - Roma (ITA)
Luisão - Benfica (POR)
Thiago Silva - Milan (ITA)

Meias
Gilberto Silva - Panathinaikos (GRE)
Felipe Melo - Juventus (ITA)
Kaká - Real Madrid (ESP)
Julio Baptista - Roma (ITA)
Josue - Wolfsburg (ALE)
Kleberson - Flamengo
Elano - Galatasaray (TUR)
Ramires - Benfica (POR)

Atacantes
Robinho - Santos
Luis Fabiano - Sevilla (ESP)
Nilmar - Villarreal (ESP)
Grafite - Wolfsburg (ALE)

Nenhum comentário: