terça-feira, 8 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Espanha


As Eliminatórias presenciaram o passeio de uma seleção espanhola fantástica. O país garantiu a vaga de forma invicta, com dez vitórias em dez partidas e o segundo melhor ataque das eliminatórias europeias, com 28 gols marcados e apenas cinco sofridos. Além disso, a Fúria demonstrou ser uma equipe madura, que sabe se recuperar diante das adversidades.

A Espanha conta com uma lista de titulares espetacular e também com um banco de reservas excepcional. O técnico Vicente del Bosque não se contentou com os astros da Euro 2008 e foi buscar novas joias para ajudar a seleção a conquistar o seu primeiro título mundial.

Acabar com a escrita de que o campeão europeu jamais conseguiu conquistar a Copa na sequência é o objetivo deste talentoso grupo de jogadores. “Temos bons jogadores e uma equipe bem entrosada, mas há rivais muito fortes. A nossa aspiração é lutar pelo título mundial, mas sabemos que será muito difícil. Não somos os favoritos, porém estamos no grupo dos aspirantes", disse o treinador Vicente Del Bosque

O caminho à África do Sul
A Espanha iniciou a campanha rumo à Copa do Mundo já com a fama e o respeito conquistados junto com o título europeu. A estreia contra a Bósnia foi acirradíssima, mas o gol solitário de David Villa assegurou o triunfo espanhol. As vitórias seguintes, contra Armênia e Estônia, foram mais confortáveis.
A Fúria sofreu um pouco mais contra a Turquia, mas o primeiro gol de Gerard Piqué pela seleção garantiu os três pontos em Madri. Já em Istambul a equipe conquistou uma vitória apertada, com direito a virada.

A Espanha também venceu o jogo de ida contra a Bélgica, apesar de começar perdendo. No segundo confronto, os espanhóis golearam os belgas por 5 a 0. O indiscutível sucesso por 3 a 0 diante da Estônia em casa garantiu a vaga na África do Sul com duas rodadas de antecipação, mas nem assim a seleção espanhola arrefereceu: ganhou na Armênia e encerrou a campanha com um espetacular 5 a 1 sobre a Bósnia.

As estrelas
O sucesso do plantel espanhol se deve ao equilíbrio entre todas as partes do campo. O capitão Iker Casillas é um dos melhores goleiros do mundo, e os seus reflexos são um seguro de vida. O maestro do meio-campo é o elegante Xavi Hernández que, com a sua clarividência e visão de jogo, é a essência do grupo espanhol - que ainda se dá o luxo de contar com gente como Andrés Iniesta e Cesc Fàbregas. Na frente, David Villa e Fernando Torres formam uma dupla matadora.

O técnico
Vicente del Bosque assumiu as rédeas das mãos de Luis Aragonés após a Euro 2008, mas manteve a mesma filosofia e o mesmo grupo que conquistou aquele título. Del Bosque se destacou como técnico no Real Madrid, com quem ganhou em quatro anos a Liga dos Campeões da Europa (2000 e 2002), dois títulos do Campeonato Espanhol (2001 e 2003), uma Supercopa da Espanha (2001) e uma Supercopa Europeia (2002), além de um Mundial Interclubes (2002), tudo com a única geração de galáticos que deu certo.

Baseado no talento de um meio-campo recheado de craques, o treinador apostou no futebol de troca de passes da Espanha e terminou as Eliminatórias de forma invicta. A era Del Bosque apresenta um equilíbrio quase perfeito e, desde que ele assumiu o comando, a seleção venceu todas as suas partidas exceto uma: justamente a semifinal da Copa das Confederações contra os Estados Unidos, colocando em xeque a real competitividade desta equipe.

Participações anteriores
- A Espanha participou de 12 edições da Copa do Mundo. Desde a Alemanha 1974, a Fúria não esteve ausente de nenhum evento, sendo a recordista em classificações consecutivas através das eliminatórias.

- A melhor posição já alcançada pelos espanhóis no Mundial foi o quarto lugar no Brasil 1950.

Time-base
Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila (Arbeloa); Busquets (Xabi Alonso), Xavi, Iniesta e Fàbregas; Torres e Villa

Jogos
16/06 - 11h - Espanha x Suíça (Moses Mabhida)
21/06 - 15h30 - Espanha x Honduras (Ellis Park)
25/06 - 15h30 - Chile x Espanha (Loftus Versfeld)

Lista final de convocados

Goleiros
Casillas (Real Madrid)
Reina (Liverpool-ING)
Víctor Valdés (Barcelona)

Defensores
Albiol (Real Madrid)
Arbeloa (Real Madrid)
Capdevila (Villarreal)
Marchena (Valencia)
Piqué (Barcelona)
Puyol (Barcelona)
Sergio Ramos (Real Madrid)

Meias
Busquets (Barcelona)
Fábregas (Arsenal-ING)
Iniesta (Barcelona)
Javi Martínez (Athletic de Bilbao)
Xabi Alonso (Real Madrid)
Xavi (Barcelona)

Atacantes
David Silva (Valencia)
David Villa (Valencia)
Fernando Torres (Liverpool-ING)
Jesús Navas (Sevilla)
Llorente (Athletic de Bilbao)
Mata (Valencia)
Pedro (Barcelona)

Nenhum comentário: