terça-feira, 1 de junho de 2010

Apresentação das seleções - Gana

Única seleção africana a passar da fase de grupos da Copa de 2006 e primeira a se classificar para a África do Sul, Gana está ansiosa para provar finalmente ao mundo que é a maior força do continente.

Embora estejam se preparando para aquela que será apenas a sua segunda participação na maior competição do futebol mundial, os ganeses já desfrutaram de um considerável sucesso em todas as categorias do futebol internacional. Em seu currículo de títulos estão quatro Copas das Nações Africanas (apesar de a última ter sido em 1982) e dois títulos de Mundial Sub-17. Para completar, em outubro de 2009 o país se tornou o primeiro representante africano a conquistar o Mundial Sub-20 com uma vitória nos pênaltis contra o Brasil.

Com a experiência adquirida na campanha de 2006, quando derrotou República Tcheca e Estados Unidos e perdeu para Itália e Brasil, os ganeses estão prontos para serem uma ameaça ainda maior na primeira Copa do Mundo na África. Ainda que não contem com Essien, machucado, são certamente a melhor aposta dentre os africanos para um suposto semifinalista surpresa.

Resta saber somente como se sairão sem Essien: em 2006, com o craque suspenso, foram facilmente dominados pelo Brasil nas oitavas de final, perdendo de 3 a 0. Na Copa Africana de Nações, tiveram campanha sólida e chegaram à decisão.

O caminho à África do Sul
Gana carimbou o passaporte após vencer os quatro primeiros jogos da fase final das Eliminatórias. A seleção só veio a sofrer um gol na derrota por 1 a 0 em Benin, quando a vaga já estava garantida. O capítulo crucial da classificação aconteceu na rodada de junho de 2009, quando os ganeses conseguiram duas vitórias fora de casa por 2 a 0 contra Mali e Sudão, com Matthew Amoah marcando um gol na primeira partida e dois na segunda. Mas a longa campanha das eliminatórias teve também percalços e momentos de incertezas. Na fase anterior, após perder para Gabão e Líbia, o selecionado de Gana só conseguiu ficar em primeiro no grupo no saldo de gols.

As estrelas
Sem o poder ofensivo característico de muitas seleções africanas, Gana compensa com um meio-campo de primeira classe. Sem Essian, machucado, Sulley Muntari e o capitão Stephen Appiah formam uma das linhas médias mais fortes do continente, capaz tanto de desbaratar ataques adversários quanto criar jogadas de gol. O time tem características mais europeias que africanas: não joga tanto na velocidade e habilidade de seus atacantes, deixando a defesa desprotegida, mas possui solidez no meio-campo e força física.

Os dois integrantes do ataque são geralmente escolhidos entre Asamoah Gyan, Junior Agogo e Matthew Amoah. Já a defesa conta com John Mensah e John Paintsil protegendo a retaguarda diante do goleiro Richard Kingson. Os três têm em comum o fato de atuarem no futebol inglês.

O técnico
Milovan Rajevac assumiu o comando de Gana após a saída de Claude Le Roy, que não resistiu à decepcionante terceira colocação na Copa das Nações Africanas de 2008 dentro de casa. Ex-zagueiro que fez carreira na antiga Iugoslávia, o treinador sérvio é conhecido pelos trabalhos à frente do Estrela Vermelha e do FK Borac, o qual classificou a uma inédita competição europeia.

Números
- Gana foi a seleção mais jovem da Copa de 2006, com uma média de idade de menos de 24 anos.

- Asamoah Gyan fez o gol mais rápido da Copa de 2006, com apenas 68 segundos de jogo na vitória por 2 a 1 sobre a República Tcheca. O gol também foi o primeiro marcado pelo país na história da competição.

Time-base
Kingson; Paintsil, Addo, Afful, Mensah; Appiah, Boateng, Muntari, Asamoah; Amoah, Annan.

Jogos
13/06 - 11h - Sérvia x Gana (Loftus Versfeld)
19/06 - 11h - Gana x Austrália (Royal Bafokeng)
23/06 - 15h30 - Gana x Alemanha (Soccer City)

Lista final de convocados

Goleiros
Richard Kingson (Wigan/ING)
Daniel Agyei (Liberty Professionals)
Stephen Ahorlu (Hearts of Lions)

Zagueiros
Samuel Inkoom (Basel/SUI)
Jonathan Mensah (Granada/ESP)
Lee Addy (Bechem Chelsea)
Rahim Ayew (Zamalek/EGI)
Hans Sarpei (Bayer Leverkusen/ALE)
John Mensah (Sunderland/ING)
Isaac Vorsah (Hoffenheim/ALE)
John Paintsil (Fulham/ING)

Meio-campos
Sulley Muntari (Inter de Milão/ITA)
Derek Boateng (Getafe/ESP)
Anthony Annan (Rosenborg/NOR)
Kwadwo Asamoah (Udinese/ITA)
André Ayew (Arles-Avignon/FRA)
Stephen Appiah (Bologna/ITA)
Quincy Owusu Abeyie (Al-Sadd/CAT)
Kevin-Prince Boateng (Portsmouth/ING)

Atacantes
Matthew Amoah (NAC Breda/HOL)
Asamoah Gyan (Rennes/FRA)
Prince Tagoe (Hoffenheim/ALE)
Dominic Adiyiah (Milan/ITA)

Nenhum comentário: