sexta-feira, 11 de junho de 2010

Em jogo feio, Uruguai e França não saem do zero

Uruguai e França repetiram o placar do encontro da Copa de 2002 (quando ambos foram eliminados na primeira fase) e empataram sem gols no belíssimo estádio Green Point, na Cidade do Cabo. O jogo foi feio, sem emoção e com pouquíssimas chances de gol, disputado fisicamente no meio-campo. As atuações das duas equipes preocuparam os torcedores e mostraram que a procura de ambas durante a preparação por um jogador diferenciado para a criação das jogadas não deu resultado. Com isso, o Grupo A termina a primeira rodada completamente aberto.

Primeiro tempo

Com duas equipes recheadas de jogadores no meio-campo, o jogo foi de poucas chances no primeiro tempo. A França dominou a posse de bola na primeira metade, mas foram pouco os lances de perigo devido à dificuldade em penetrar a defesa uruguaia.

Ribéry e Govou, abertos pelos lados, bloqueavam as subidas dos laterais sul-americanos, municiadores da dupla de ataque Celeste, e a partida se arrastou sem muita emoção, com Forlán e Anelka tentando conduzir a bola, já que seus companheiros não a levavam até eles. O equilíbrio ficou marcado também nas estatísticas: ao final, o Uruguai é quem teve mais posse de bola, com 52%.

Segundo tempo

Sem conseguir descobrir alternativas para criar, o Uruguai não ameaçava o gol de Lloris, ao passo que a França começou a arriscar chutes de fora da área. O fato é que a Celeste, desenhada para atuar no contra-ataque, não teve oportunidade de encaixar um sequer, já que os franceses tocavam a bola até encontrar espaços, e possuíam jogadores bloqueando o meio-campo.

Com a entrada de Lodeiro no lugar de González, que pouco fez, o Uruguai conseguiu tocar mais a bola no meio-campo, passando a dominar as ações. Logo, Henry entrou no lugar de Anelka, que até vinha bem, e não de Govou, sumido em campo. O veterano, contudo, pouco fez, assim como todos.

A permanência de Lodeiro em campo durou apenas 18 minutos. Com uma falta criminosa em Sagna, o meia do Ajax levou o segundo amarelo e foi expulso, fazendo com que o time de Oscar Tabarez passasse a apenas se defender, por mais que a França não tenha conseguido levar muito perigo.

Uruguai 0x0 França

11/06/10 - Green Point (Grupo A)
Yuichi Nishimura (JAP)

Uruguai
Muslera; Victorino, Lugano e Godín; axi Pereira, Arévalo, Diego Pérez (Eguren, 42’ST) e Álvaro Pereira; González (Lodeiro, 18’ST); Forlan e Suárez (Abreu, 29’ST)

França
Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan e Diaby; Gourcuff (Malouda, 30’ST); Govou (Gignac, 40’ST), Anelka (Henry, 27’ST) e Ribéry

Gols:
Amarelos: Victorino, Lodeiro (U); Evra, Ribéry, Toulalan (F)
Vermelho: Lodeiro (U), aos 35/2ºT

Um comentário:

Gerson Sicca disse...

Lá no Limpo no Lance escrevi uma tentativa de tentar explicar um dos possíveis aspectos para a quase morte do futebol uruguaio.